Gerenciar ou trabalhar em uma startup é desafiador! Além das dificuldades financeiras e operacionais nos primeiros anos de uma empresa, há vários outros problemas a serem driblados, especialmente a dificuldade em se conectar com o cliente, entender (e atender!) suas necessidades e construir um relacionamento. 

Ter uma estratégia inteligente de marketing e venda é o caminho para ter sucesso em uma startup. Nesse post, vamos listar 10 dicas para melhorar as vendas em startups

1- Ofereça uma demonstração do seu produto ou serviço: amostras grátis de produtos, licença trial de um software… vale tudo para mostrar aos seus potenciais clientes que a empresa existe e pode ser a solução para os problemas deles.

2- Estabeleça parcerias comerciais com empresas que ofereçam serviços ou produtos complementares. Invista em projetos em conjunto e tenha a chance de angariar alguns clientes da outra empresa. 

3- Invista em marketing digital. Para quem está começando, é essencial ter uma boa estratégia de marketing que envolva mídias sociais, SEO, e-mail marketing

4- Crie um senso de urgência para que os seus potenciais clientes sintam que não podem perder a oportunidade que você está oferecendo a eles. Uma dica para startups é anunciar preços e condições especiais, deixando claro que aqueles valores são por tempo limitado. Também é legal fazer promoções de curta duração e ofertas-relâmpago, com cronômetro no site.

5- Tente vender mais para os clientes que você já tem. Adquirir um novo cliente custa cinco vezes mais do que reter e tornar a fazer negócio com clientes antigos. Portanto, além de focar no atendimento ao cliente, garantindo a fidelização, é essencial também investir em up-selling e cross-selling, assim, você aumenta o ticket e, de quebra, melhora a conversão. 

6- Aposte na comunicação estreita e no relacionamento com o cliente. Esteja disponível para tirar dúvidas, prestar um atendimento impecável, e encontre novas maneiras de alcançar seu cliente como, por exemplo, com as notificações push e as interações com ele nas mídias sociais. 

7- Aposte no e-mail retargeting para reengajar aqueles usuários que passearam pelo seu site e saíram sem fazer nenhuma compra. 

8- Esteja preparado(a) para negociar. No início, é comum ter que fazer concessões: dar descontos, melhorar as condições de pagamento, reduzir o preço… Só tome cuidado para não acabar tomando prejuízo. Conforme a empresa vai ganhando notoriedade, seu valor no mercado aumenta. 

9- Busque o feedback dos clientes e prospects. Nessa etapa, é fundamental entender o que eles desejam, quais são suas maiores necessidades e quais são suas expectativas e impressões em relação à sua empresa. Mudar de planos para ajustar o seu negócio à realidade de seu público pode ser necessário para alcançar o sucesso.

10 – Use storytelling. A espécia humana é uma “espécia fabuladora”: a gente gosta de ouvir e contar histórias desde os primórdios e, portanto, investir em conteúdo desde o início do negócio pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos seus prospects, ajudar a gerar leads e a fazer branding, algo essencial para que uma startup se consolide no mercado. 

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