SaaS (ou “software como serviço”),  são sites que oferecem serviços online, no formato de assinaturas, sem que haja necessidade de download e instalação de programas no computador do cliente. O SaaS permite que os usuários utilizem aplicativos baseados em nuvem pela Internet, como, por exemplo, serviços de e-mail, calendários, ferramentas online etc.

O SaaS traz uma grande vantagem financeira para as empresas, pois, ao disponibilizarem os seus serviços online, elas reduzem os custos de distribuição. Outro ponto positivo é que o produto chega ao mercado de forma mais rápida e o cliente pode, de maneira igualmente rápida, dar um feedback, o que permite que o serviço esteja em constante processo de melhoria. A empresa consegue em pouco tempo, fazer atualizações e eliminar a incompatibilidade entre versões.

Ferramentas ShopBack e SaaS

Aqui na ShopBack desenvolvemos ferramentas que ajudam bastante a turbinar as vendas de um SaaS, como o ShopPush, o ShopTarget e o ShopConvert.

Vamos esmiuçar cada um dele com base na venda de um SaaS?

ShopPush

Essa tecnologia consegue identificar de maneira muito ágil e dinâmica os clientes conectados à plataforma de acordo com o seu comportamento e, a partir daí, enviar notificações a respeito de promoções de serviços do seu interesse, bem como outras informações relevantes.00

Como um dos motes principais de um SaaS é a comunicação com o cliente, o ShopPush é uma ferramenta muito útil, pois, se o objetivo deste é convencer esse mesmo cliente através de notificações inteligentes, uma tecnologia que trabalha exclusivamente em nuvem como o SaaS tende a dar resultados mais rápidos e eficazes, com abordagens mais diretas.

ShopTarget

Como ferramenta de remarketing, o ShopTarget visa à retenção, reengajamento e recaptura de clientes que, por algum motivo, abandonaram os sites de venda dos SaaS. Ele utiliza uma tecnologia de Big Data, que, aliada aos cookies, permite a identificação de uma boa parcela dos e-mails dos visitantes.

O ShopTarget é perfeito para ajudar a otimizar as vendas de um SaaS, pois as possibilidades de comunicação com o cliente são bastante variadas, e neste caso o usuário não precisa estar conectado ao site para que o serviço possa ser feito, o que ajuda muito no feedback, gerando um excelente nível de satisfação.

ShopConvert

Por ser mais uma solução que tem por objetivo sanar o problema da desistência das compras no SaaS, o ShopConvert é um tipo de instrumento de conversão dos mais apropriados. Ele tem capacidade que permite analisar mais de 400 atributos por segundo para prever e reagir aos passos do visitante durante a sua navegação.

O ShopConvert é uma ótima ferramenta de comunicação com o cliente e conta com várias funcionalidades como, vitrines com recomendação de serviços, overlay com Facebook Connect, pesquisa para obter feedback do cliente etc.

Para ter sucesso, o ideal é combinar essas ferramentas, visando sempre uma comunicação clara e objetiva com o cliente, e turbinando as vendas de um SaaS. Quer conhecer mais soluções de marketing digital? Visite nosso site e conheça nossos produtos.