Imagine só visualizar, em tempo real, onde exatamente os visitantes de sua loja virtual estão focando para, assim, conseguir montar uma estratégia de marketing mais embasada. Pois é exatamente isso o que propõem as ferramentas de heatmap, mapas de calor que contam com representações visuais de cores diferentes para indicar os pontos em que os usuários estão interagindo no seu site.

Com esses dados, é possível ter ótimos insights e inserir conteúdos estratégicos nos locais que atraem mais o olhar das pessoas. Isso ajuda a dar aquele up na taxa de conversão da loja virtual.

O melhor de tudo é que, hoje, já existem ferramentas gratuitas que usam o conceito do heatmap para ajudar a ter um panorama melhor e a fazer um planejamento mais adequado para sua loja online, ganhando competitividade e lucrando mais. 

Vamos conhecer essas ferramentas, então?

Heatmap.com

Possivelmente a ferramenta mais famosa desta lista, o Heatmap.com tem uma versão free muito interessante, que funciona bem e é fácil de instalar. Além disso, trata-se de uma ferramenta segura, pois se limita a coletar os dados necessários, sem cookies ou key-logging. Os dados coletados são anônimos, o que garante a sua segurança e também a de seus visitantes. 

O Heatmap.com tem alguns diferenciais perante a concorrência, como o suporte a elementos dinâmicos (menus e formulários, por exemplo), além de ser sensível a mudanças no layout. A interface também é superamigável e interativa, o que torna a ferramenta simples de configurar. 

A versão grátis oferece as principais funcionalidades, como o heatmap em si, o design responsivo e as estatísticas em tempo real. Ela pode ser usada, no entanto, em apenas 5 páginas do site. Se você precisar de mais do que isso, precisará migrar para a versão paga. 

Inspectlet

O Inspectlet oferece o heatmap e também gravações dos visitantes navegando em seu site. 

Apesar de contar com versões pagas, o Inspectlet tem uma versão free que é perfeita para sites mais básicos, com poucos acessos e que não usem Ajax ou https, já que o plano gratuito não oferece esse tipo de suporte.

É possível usar a versão free para testar e, no futuro, pensar em um upgrade caso ela não atenda mais às suas necessidades. 

Hotjar

O Hotjar também é uma alternativa interessante. Além dos heatmaps, a ferramenta oferece análises detalhadas e até mesmo testes em tempo real, através do compartilhamento de tela. 

Ele conta com uma versão gratuita com funcionalidades básicas: tem limite de três heatmaps e coleta dados de até 2.000 pageviews por dia, sendo, portanto, uma ferramenta mais indicada para startups e empresas pequenas. 

LabsMedia’s ClickHeat

O LabsMedia’s ClickHeat é uma aplicação que, como muitos outros artifícios ligados ao conceito de heatmap, mapeia os cliques de seu ambiente virtual, com base em cores quentes e frias, de acordo com a intensidade de visualizações em determinados locais. 

A aplicação exibe os dados das páginas por datas, ano, mês etc., com a vantagem extra de disponibilizar uma versão em português. Trata-se de uma das opções gratuitas mais eficazes para mapear o comportamento dos visitantes de sua loja virtual. 

Você já usou alguma dessas ferramentas? Tem outra para indicar? Conte para a gente nos comentários deste post!