As vendas feitas por dispositivos móveis já são uma realidade há algum tempo. Com o aumento crescente de smartphones e tablets ao redor do mundo, ficou óbvio que o mercado online teria que se adaptar a essa nova realidade em que as pessoas fazem praticamente tudo através de seus aparelhos.

E é claro que, nesse meio tempo, vão sendo descobertas ou desenvolvidas novas formas de vender mais usando essa tecnologia. É justamente isso que vamos abordar a seguir, com algumas boas dicas de como incrementar as suas vendas realizadas através de dispositivos móveis.

Seja funcional 

Por mais que possa parecer uma questão simples, a versão mobile de seu e-commerce precisa ter um design adequado e, principalmente, ser prática e funcional. A visualização do seu site por parte do cliente precisa ser a mais limpa e fluida possível, sem poluição visual, e com os principais comandos visíveis e acessíveis. Isso certamente ajudará não só a conquistar mais clientes, como evitar que eles abandonem o site sem comprar nada. 

Trabalhe com ferramentas de conversão 

As pessoas estão quase sempre com um celular à mão, portanto, use isso a seu favor, lançando mão de ferramentas que interajam com o cliente 24 horas por dia e o atinjam diretamente na tela de seus dispositivos móveis.

Aqui na ShopBack temos algumas ferramentas muito úteis, como o ShopPush, que permite interagir com clientes para reengajá-los e atraí-los de volta para o site, e o ShopTarget, que funciona para reimpactar os clientes via e-mail, recuperando abandonos de carrinho, sugerindo produtos com base na navegação do cliente e muito mais, tudo ao alcance de um simples clique.

Portanto, invista em ferramentas que facilitem uma comunicação direta com os seus clientes e, principalmente, que operem perfeitamente em dispositivos móveis.

Dispense etapas que, na prática, são inúteis

Sabe o funil de vendas pelo qual todo cliente passa em um processo de compra por um e-commerce? Pois bem, não permita que as etapas desse processo sejam um dificultador para o seu público.

Muitos clientes simplesmente desistem de realizar qualquer compra que seja justamente devido à burocracia desnecessária presente em alguns ambientes de e-commerce, como, por exemplo, aqueles formulários enormes de cadastro, com itens supérfluos, que só repelem o usuário. Opte por cadastros mais sucintos, com poucos dados a serem preenchidos, ou ofereça a opção de o cliente se conectar através de sua conta no Google ou Facebook ao invés de ter que preencher um formulário todo do zero. 

Uma dica extra é usar o Google Analytics para saber em qual parte especificamente do funil de vendas está havendo desistência dos clientes, e trabalhar nesse ponto para aumentar as vendas.

Auxilie o seu cliente na comparação de produtos

Quando se está procurando um determinado produto em uma loja virtual, muitos clientes gostam de comparar produtos similares, tanto no que diz respeito à função, quanto no que diz respeito ao valor. Facilitar  essa comparação é dar mais mobilidade e chances de escolha a eles.

Nesse aspecto, você pode usar a Vitrine Mobile da ShopBack, que trabalha com recomendação de produtos com base na navegação do usuário. É o tipo de facilidade que pode aumentar muito as conversões mobile. 

Aposte nos menus curtos

Em todo sistema mobile vale aquela máxima: menos é mais. Como as telas dos aparelhos são pequenas em relação ao desktop, colocar muito texto em um só lugar pode deixar a navegação confusa e fazer o cliente desistir da compra.

A navegação entre os itens, portanto, precisa ser prazerosa para o seu público, ou, como se diz, intuitivo, sem grande dificuldades. Assim, você, ao mesmo tempo em que diminui a taxa de rejeição dos seus clientes, aumenta o número de conversões. Afinal, quem usa um sistema mobile, faz isso pra facilitar, e não pra complicar.

Com essas dicas, a gente garante que a experiência do seu visitante vai ser muito mais prazerosa, e isso com certeza vai refletir na sua taxa de conversão!