Observar a concorrência, o chamado benchmarking, é uma grande oportunidade de aproveitar boas ideias, e, ao mesmo tempo, descartar outras que não estão dando certo. Existem no mercado várias ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para analisar a concorrência e ter valiosos insights para a estratégia de sua empresa.

Quer conhecer essas ferramentas? Listamos 5 delas abaixo.

Similarweb

O Similar28web é uma das ferramentas mais completas quando o assunto é observar a concorrência. Além de contar com uma funcionalidade (a “Add Competitor”) que permite fazer uma comparação média entre as empresas de maior visitação, a ferramenta possibilita a obtenção de dados através de sites, buscadores e redes sociais, além de ter um campo exclusivo para analisar o “interesse da audiência”.

SocialMention

As redes sociais se tornaram parte integrante das nossas vidas, e, portanto, nada mais adequado do que as empresas as utilizarem para vender os seus produtos ou serviços. Quer saber como a concorrência está fazendo marketing nas redes sociais? Use o SocialMention para isso!

Website Grader

Funcionando como um autêntico termômetro das marcas, o Website Grader gera um relatório a respeito da eficiência do site que você indica. A análise leva em conta as atividades nas redes sociais, publicações em blogs, SEO, se o site é ou não responsivo etc.

Alertas do Google

Através dos alertas do Google, você pode definir palavras-chave relacionadas ao seu mercado de atuação e configurar a ferramenta para enviar e-mails sempre que algum conteúdo relacionado àquelas expressões for publicado.

Ubersuggest

Caso você utilize o Google Keyword Planner, o Ubersuggest serve como uma espécie de extensão, pois verifica as palavras-chave que não foram disponibilizadas pelo Google Keyword Planner. Dica: como a lista gerada é, muitas vezes, bastante longa, utilize esse artifício apenas quando tiver tempo sobrando. O Ubersuggest também pesquisa imagens, compras, notícias e vídeos no Youtube.

Gostou das nossas dicas? Qual é a sua ferramenta favorita para analisar a concorrência? Indique para a gente nos comentários desse post!