A Netflix é uma plataforma de streaming que proporciona uma imensa variedade de conteúdos, sejam eles filmes ou séries, para todos os gostos e estilos. E quem disse que os seriados são mero entretenimento e não têm nada a ensinar?

Na Netflix, há várias séries que servem como verdadeiras aulas, e que flertam direta e indiretamente com as áreas de marketing e vendas, e que podem dar boas lições a profissionais que atuam nesses segmentos, de forma lúdica e interessante. 

A seguir, confira uma lista de séries para você se inspirar e se divertir ao mesmo tempo. 

Mad Men

A série criada por Matthew Weiner é ambientada na Nova Iorque dos anos 60, e retrata a rotina de uma agência de publicidade. “Mad Men” aproveita para mostrar os costumes da sociedade americana daquela época, ao mesmo tempo em que se concentra em apresentar os desafios da profissão de publicitário, ilustrada pela figura de Donald Draper.

É justamente por mostrar de maneira tão peculiar o cotidiano de uma agência de comunicação que a série é imperdível para todos que trabalham com marketing e vendas, tanto para perceber o que mudou na profissão nessas últimas décadas, quanto para entender o que permanece do mesmo jeito.

The Crazy Ones

Para quem tem perfil mais inovador, “fora da caixa” e até mesmo um pouco excêntrico, “The Crazy Ones” é um prato cheio. A série acompanha o cotidiano da agência de publicidade Roberts & Roberts, do proprietário Simon, e sua filha, Sydney. 

Por que um profissional de marketing e vendas precisa assistir a essa série? Simples: porque uma de suas mensagens principais é a necessidade da criatividade, elemento essencial para quem tem as vendas como ofício. 

Black Mirror

A perturbadora série que vem ganhando uma legião de fãs ao redor do mundo também é uma ótima pedida para marqueteiros, publicitários e afins. Isso porque “Black Mirror” aborda, basicamente, a maneira como as novas tecnologias podem afetar, positiva ou negativamente, as vidas de todos nós. Nesse sentido, refletir sobre como o marketing pode humanizar o trato com o público pode ser de grande importância para os profissionais da área.

Acima de tudo, “Black Mirror” leva ao questionamento de como a influência da publicidade pode interferir na vida das pessoas, o que pode gerar um necessário debate ético no meio do marketing e das vendas.

The Office

Essa série foi tão bem-sucedida que foram produzidas seis versões diferentes dela. Na Netflix, está disponível a versão britânica de “The Office”. Como o próprio nome sugere, a história se passa em um escritório, e a estrutura é a de um “falso documentário”. A gama de personagens que fazem parte desse universo é fascinante, e mostra bem os dilemas do dia a dia corporativo. 

A série, além de hilária, é muito útil para mostrar ao profissional das áreas de marketing e vendas que momentos de descontração no ambiente de trabalho são importantes para que o serviço flua de maneira mais dinâmica.

Suits

A série foca no cotidiano de um escritório de advocacia, mas suas reflexões podem ser facilmente aproveitadas por profissionais de qualquer área, inclusive a de marketing. Em “Suits”, o espectador acompanha Harvey e Mike, uma dupla de advogados excepcionais que precisam resolver inúmeros problemas todos os dias, e que vão além da competência exigida na área do Direito. Para isso, eles precisam lançar mão de muita criatividade e inovar todos os dias para alcançarem seus objetivos. 

Quem trabalha com marketing e vendas, certamente, vai se identificar com os protagonistas, uma vez que literalmente, eles têm que se virar para conseguir resolver as dificuldades que se apresentam em suas rotinas profissionais.

Você já assistiu a alguma dessas séries? Tem alguma outra para sugerir? Comente um seriado que você acha que deveria fazer parte desta lista, quem sabe não publicamos uma parte 2 em breve? 😉