Para empresas de serviços em geral, vender cada vez mais e melhor, além de fidelizar o cliente, deve ser o principal objetivo. Parece utopia, mas isso é perfeitamente possível. O grande problema, nesse caso, é que a maioria das pessoas focam em apenas um desses objetivos ao invés de tentar perseguir uma melhoria constante em todos os aspectos. 

Mas não se preocupe pois, se você precisa vender mais, vamos dar algumas dicas infalíveis para impulsionar o seu negócio.

Flexibilidade é a chave

Para quem presta serviços, sejam eles “físicos” ou digitais, às vezes, é preciso ser mais flexível com os seus clientes. Cada um deles tem suas próprias necessidades e possibilidades, e conseguir moldar o seu negócio às demandas de cada cliente é essencial para ter sucesso no ramo que você escolheu empreender.

Portanto, se preciso for, negocie, e veja até onde você pode ceder de uma maneira que não cause prejuízo e nem ponha o negócio em risco. No caso de uma empresa que preste serviços online, por exemplo, que tal dar várias opções de pagamento, de boleto bancário a cartões de crédito? Isso, sem dúvida, facilita a vida do cliente (e, por tabela, a sua também).

Foco na solução, não só no dinheiro

É evidente que, nas empresas, existe uma pressão para bater metas e obter lucros cada vez mais expressivos, mas isso não deve ser motivo para você negligenciar as necessidades de seus clientes. É importante ficar atento a como fornecer o melhor serviço ao cliente, e não somente ao quanto ele pode gastar em seu negócio.

Portanto, foque nas soluções dos problemas do cliente, oferecendo aquilo que ele necessita, e não tentando simplesmente empurrar um serviço que não esteja alinhado com suas demandas. Pode ter certeza de que, assim, você estará fidelizando um cliente para o resto da vida.

A importância de uma estratégia de negociação

Quando lidamos com consumidores, temos que aprender a lidar com situações diferentes todos os dias. Muitas vezes, para ter melhores resultados, é preciso “reprogramar a rota” e sair um pouco do planejamento original. 

Portanto, elabore um planejamento de vendas eficiente e realista, porém com margem para negociações, para que você consiga antecipar qualquer dificuldade e concretizar ainda mais conversões. 

Organização confere credibilidade

De uma coisa você pode ter certeza: os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e, por isso, é necessário que se preste atenção a certos detalhes, como a organização, por exemplo. Um cliente atento percebe quando o prestador de serviço não é organizado.

Portanto, cabe a você mostrar que seu negócio é bem estruturado, confiável e profissional. Boas maneiras de se fazer isso é centralizar e armazenar todos os dados e detalhes sobre seus clientes e seus comportamentos de compra. Com a automação de marketing e as ferramentas adequadas, não é difícil fazer isso e, de quebra, utilizar essas informações para gerar mais vendas no futuro (com o e-mail retargeting, por exemplo).  

Atenção aos prazos e ao suporte

Algumas das maiores dores de cabeça dos clientes de empresas que atuam online são a falta de cumprimento dos prazos de solicitações e tickets abertos, a falta de resposta a e-mails e a dificuldade em resolver problemas.

Para quem presta serviços como SaaS, é fundamental prestar atenção a esses fatores e se antecipar aos problemas, estabelecendo um prazo limite para a resolução dessas solicitações e se esforçando ao máximo para cumpri-lo. Isso com certeza auxiliará na manutenção do cliente!

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