Todos os anos, a Black Friday no Brasil movimenta milhões de reais. É a data mais importante do varejo e os lojistas se preparam durante o ano inteiro para esse evento. Nesse artigo, listamos 5 tendências imperdíveis que vão alavancar suas vendas e otimizar os resultados de seu negócio na Black Friday 2017.

As pessoas estão pesquisando mais (e cada vez mais cedo!)

Foi-se o tempo em que o consumidor esperava passivamente as ofertas pipocarem em sua caixa de e-mails e se contentava com um preço baixo. O consumidor atual não só está pesquisando promoções como também buscando opiniões de outros consumidores, e fazendo isso com muita antecedência! Em comparação com anos anteriores, as pessoas estão fazendo suas pesquisas e montando suas wishlists cada vez mais cedo.  A tendência, hoje, é que seu possível cliente se antecipe e comece a pesquisar as ofertas de Black Friday já em outubro. Isso quer dizer que, quanto antes você se preparar, otimizar seu site para receber esses consumidores, planejar promoções atrativas e oferecer benefícios, mais cedo estará sob o radar deles e mais em alta estará no momento da decisão de compra. Antecipe-se às demandas do seu cliente, dê um up na sua estratégia de SEO desde já e se planeje!

A era dos vídeos chegou para ficar

O conteúdo em vídeo está com tudo. Para os e-commerces, uma grande aposta da Black Friday serão os videos on-site. Vídeos de produtos, mostrando-os em ação, tirando dúvidas e com depoimentos de clientes comprovadamente melhoram o engajamento em mais de 300%, além de aumentar a taxa de inclusão no carrinho. Então, é um campo a ser explorado para quem quer ver as conversões decolarem na Black Friday 2017. 

No Black Friday ou não, o cliente não quer só ofertas, mas também um bom custo-benefício

Essa dica é imperdível para quem trabalha em e-commerce! Investir todos os seus esforços somente em planejar promoções e divulgar cupons de desconto não é um bom negócio. O consumidor de hoje não busca só por preços, mas também por facilidades de compra, condições de frete, entre outras coisas. Ele visa cada vez mais ao custo-benefício dos produtos desejados. Com a ampla oferta de produtos a preços baixos, as lojas que saírem da mesmice e oferecerem vantagens adicionais como parcelamento sem juros, diversos meios de pagamento, entrega expressa e frete grátis sairão na frente da concorrência. Além de oferecer tais benefícios, é imprescindível comunicar isso muito bem, deixando a informação visível no site para atrair o consumidor.

O mobile está crescendo e não deve ser negligenciado

Os dados mais recentes indicam que, durante a Black Friday 2017 as compras feitas por dispositivos mobile vão finalmente ultrapassar aquelas feitas no desktop. Por isso, o melhor a fazer é otimizar seu site, tornando-o responsivo, melhorando a navegação e a velocidade de acesso. Uma dica de ouro é implantar “ofertas de um clique”, que reduzem o esforço necessário para efetuar uma conversão e tornam mais fácil para o cliente comprar pelo smartphone ou tablet.

Nada de egoísmo: seu consumidor aproveita a Black Friday para presentear

Dados recentes mostram que pesquisas relacionadas a “presentes de Black Friday” vêm aumentando. Não é difícil entende o porquê: por acontecer sempre no final de novembro, a Black Friday já dá aquele pontapé inicial para as compras de natal. Ou seja, os consumidores não querem apenas mimar a si próprios, mas aproveitar os descontos para presentear amigos e familiares. Portanto, não é boa ideia focar toda a sua campanha em pessoas comprando itens para si mesmas. Para abocanhar essa fatia de mercado, nossa dica é criar landing pages com foco em presentes de natal, apostar no marketing de conteúdo com foco nas festas de fim de ano e, é claro, caprichar no SEO com foco em natal.

Esperamos que você tenha aproveitado as dicas para a Black Friday 2017. Em breve postaremos novas dicas quentes para o seu negócio. Aproveite que o assunto é black friday e conheça as nossas soluções,  pois elas podem fazer verdadeiros milagres no seu BF. 

Grande abraço,

ShopBack Marketing Team