É um fato conhecido que é muito mais simples, barato e produtivo investir na manutenção de clientes antigos do que na aquisição de novos. Clientes retornando são muito mais representativos para uma empresa do que os novos, afinal, optar por fechar negócio novamente significa tomar uma decisão favorável em relação às experiências anteriores, e isso torna esses clientes muito poderosos, pois são eles que vão recomendar aos amigos, fazer “propaganda gratuita” nas mídias sociais e se tornarem verdadeiros agentes de sua marca. Assim sendo, saiba de uma vez por todas como fazer seu cliente retornar ao site e voltar a comprar

1- Mantenha contato com seus clientes. Não adianta oferecer uma ótima experiência de compra e, depois, abandonar o cliente à própria sorte. É preciso continuar construindo um relacionamento, seja via mídias sociais, e-mails, notificações com um conteúdo relevante e que chamem sua atenção…

2- Faça com que negociar com sua empresa seja sempre uma experiência interessante. Para isso, invista em novidades, mudanças e updates continuamente, não só para atrair novos públicos, mas também para manter o público antigo interessado. Também é legal surpreender seus clientes oferecendo algo que eles não esperavam, desde um desconto no mês de aniversário até presenteando-os após um determinado número de transações. 

3- Peça feedbacks e não ignore-os. É simples fazer pesquisas por e-mail ou mesmo incluir uma enquete em um banner overlay, e isso pode ajudar a ter novas ideias de negócios e a melhorar os serviços baseado na experiência relatada pelos clientes. Assim, você garante que está suprindo suas expectativas.

4- Seja acessível. Quer o cliente tenha uma dúvida para fechar uma nova compra, quer tenha algum problema com transações anteriores, é preciso que ele consiga alcançar sua empresa facilmente quando precisar. Portanto, não economize esforços para responder interações em mídias sociais, e-mails, mensagens e ligações o mais rapidamente que puder. 

5- Torne o processo de compra o mais simples possível. Como sabemos, em muitos momentos menos é mais e, na hora de atrair novamente aquele cliente que já fez negócio antes, essa máxima realmente é verdadeira. Se você faz com que todas as etapas de compra sejam simples, acessíveis e seguras, os clientes não hesitarão em retornar quando precisarem fazer novas compras, afinal, para que arriscar ter uma experiência ruim em outro site concorrente?  

6- Seja confiável. Mantenha o cliente informado a cada etapa de entrega, se houver algum problema ou atraso, tudo deve ser devidamente comunicado por e-mail. Também é de bom tom enviar um e-mail perguntando se deu tudo certo com o pedido, alguns dias após a compra e, é claro, se colocando à disposição caso algo não tenha corrido bem. Se o cliente teve algum problema, faça de tudo para resolvê-lo, sem stress ou custos extras para ele. Isso aumentará as chances de ele tornar a fazer negócio, porque saberá que, se houver qualquer imprevisto, ele não estará à própria sorte. 

Quer mais alternativas para reconquistar e reengajar clientes? Conheça todas as soluções de marketing digital da Shopback