Você sabe o que é Business Intelligence? Esse é um conceito que está se tornando muito popular, e diz respeito à geração de conhecimento útil para a empresa a partir de dados captados de várias fontes diferentes, que podem ser desde os próprios clientes até sua concorrência, pesquisas de mercado e fornecedores. O processo de Business Intelligence envolve coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados que servem para ajudar as empresas a tomar decisões e melhorarem suas estratégias.  

São muitas as etapas envolvidas no Business Inteligence. Todas as informações internas e externas são coletadas passo-a-passo, através de um complexo sistema de captação e, depois disso, armazenadas para que futuramente possam ser utilizadas pelas empresas. Ao longo desse processo, os dados devem ser minerados e explorados, com o intuito de encontrar padrões que auxiliem a empresa a entender o que seu cliente quer.

As fontes desses dados precisam englobar a demanda dos clientes, a concorrência, as condições econômicas da empresa, entre outras variáveis, de acordo com o objetivo da empresa ao realizar essa análise.

Com a internet e o marketing digital, ficou muito mais simples para as empresas capturarem os dados de seus clientes, afinal, hoje já existe a possibilidade de usar o monitoramento das mídias sociais e os softwares de inteligência e automação de marketing pra coletar dados de forma mais eficiente.

Business Intelligence e o e-commerce

O Business Intelligence, se bem executado, ajuda o e-commerce a identificar problemas, custos a reduzir e até mesmo a planejar mudanças em sua estratégia de marketing. Com ele, é possível identificar se a página da loja tem boa navegabilidade nos mais diversos dispositivos, se o processo de checkout é intuitivo e eficiente, quais páginas apresentam melhor conversão, de onde vem o tráfego do site, qual é o ROI de cada ação de marketing, entre outras informações preciosas.

Também é possível utilizar os dados a seu favor e descobrir quanto de retorno cada mídia social traz para o site, quais são os melhores dias e horários de publicação, e até mesmo informações mais técnicas, como os custos por clique, por lead e por aquisição de clientes em campanhas de links patrocinados, por exemplo.

Com o Business Intelligence, também é mais fácil fazer benchmarking, analisando o desempenho da concorrência e comparando com o seu, para ter uma melhor visão do cenário e estudar novas oportunidades de negócio.

Além disso, ele também pode ser utilizado para compreender melhor o comportamento de compra do cliente e descobrir informações como o ticket médio, que produtos os clientes mais compram, e com qual frequência, quanto tempo o cliente passa em cada etapa do funil…  Com essas informações, é possível buscar maneiras de converter mais.

No cenário atual, é imprescindível apostar no Business Intelligence para crescer e, para isso, é necessário que os e-commerces apostem em ferramentas que possibilitem a coleta e a análise de dados de uma forma simples e dinâmica. A Shopback oferece soluções inteligentes de marketing digital focadas no Business Intelligence para otimizar os resultados de seu e-commerce.

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