As drogarias São Paulo e Pacheco são umas das mais tradicionais e têm mais de 70 anos de história. A partir de 2011, as duas redes se fundiram parar gerar o Grupo DPSP, que nasceu com a clara missão de proporcionar qualidade no atendimento, cuidados com a saúde e bem-estar à população, e que é hoje um dos principais players da categoria, contando com cerca de 1200 lojas pelo Brasil inteiro.

Ao longo desses anos, as duas marcas passaram a colecionar prêmios no varejo farmacêutico: são Top Of Mind RH Convênio Farmácia e constam na listagem de melhores empresas para trabalhar. Além disso, a Pacheco foi considerada a marca dos cariocas pelo Jornal O Globo, enquanto a Drogaria São Paulo recebeu o título de melhor farmácia de São Paulo, segundo o Datafolha.

Além das lojas físicas, a rede também está presente em outros canais, como o televendas. Ela também já realiza vendas via aplicativos móveis e conta com os e-commerces das marcas Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo.  São as lojas virtuais que terão o foco nessa postagem, pois o Grupo DPSP conseguiu alavancar as vendas dos seus e-commerces com a ajuda das soluções Shopback.

E-mail retargeting para impulsionar as vendas do varejo farmacêutico

Uma das principais estratégias para melhorar a conversão das lojas online da Pacheco e da Drogaria São Paulo foi utilizar o ShopTarget para reconquistar e reengajar clientes que haviam deixado o site sem efetuar conversões. Aliando a tecnologia de cookie pool à de big data, o ShopTarget consegue identificar até 98% desses visitantes, mesmo que eles não tenham efetuado login no site.

Para recapturar os clientes há diversas possibilidades como, por exemplo, enviar lembretes de abandono de carrinho convidando o cliente a finalizar seu pedido, enviar ofertas e promoções exclusivas, comunicar que um produto visitado baixou de preço ou está com pouco estoque, recomendar um produto similar aos itens visitados, atuando no cross-selling, entre inúmeras outras ideias. Tudo é passível de personalização, para atender às demandas das lojas online e garantir os melhores resultados.

As campanhas de e-mail da Pacheco e da Drogaria São Paulo foram um sucesso e bateram os 25,26% de CTR (número de cliques recebidos no e-mail dividido pelo número de vezes que ele foi exibido). Esses cliques geraram 10,72% a mais de conversão.

No total, mais de 55 mil pessoas foram impactadas pela abordagem por e-mail, e mais de 1500 novos clientes foram adquiridos por mês. Considerando os resultados do varejo online farmacêutico, foram números excelentes.

Viu como é possível melhorar a conversão sem ter que fazer grandes esforços ou investir fortunas em mídia tradicional? O case do Grupo DPSP é prova disso. E sua empresa também pode contar com esses benefícios! Quer saber como? Então entre agora no nosso site, conheça as nossas soluções e descubra quais se encaixam melhor em sua estratégia de marketing digital.