Toda data comemorativa é uma oportunidade para quem trabalha em e-commerce. Tradicionalmente, as vendas aumentam nesses períodos, e o Dia das Mães é uma das principais datas para o comércio.  Sabendo aproveitar ao máximo o apelo dessas datas, é possível conseguir mais e mais vendas.

Além de prospectar novos clientes por meio de campanhas pagas ou orgânicas, anúncios nas mídias sociais e outras estratégias, também é possível converter mais convencendo aquele cliente que, por algum motivo, abandonou um produto num carrinho, a voltar à loja e finalizar seu pedido. 

Pra isso, existem muitas técnicas de marketing digital muito úteis para se converter um cliente, entre elas, as soluções disponíveis na plataforma da ShopBack.

Vamos conhecer alguns desses mecanismos para aumentar a sua conversão, principalmente, para este Dia das Mães?

Overlays de Tela com promoções exclusivas

Um banner overlay, quando se trata de e-commerce, pode muito bem ser “traduzido” como um aviso. Ou seja, o site visitado “avisa” ao usuário sobre algum produto imperdível, que esteja em promoção. Isso é feito através de um banner que pode ser customizado utilizando o ShopConvert. É possível criar banners para produtos específicos, promocionais e focados no Dia das Mães, para impactar quem esteja querendo comprar um presente. 

O overlay de tela chama a atenção do visitante para novas ofertas e pode facilitar a conversão. E sabe o que é melhor? Esses overlays podem ser programados para obedecerem a regras bem claras. Por exemplo, eles podem ser ativados no momento em que o cliente se prepara para abandonar o site, ou após alguns segundos de inatividade. Ótimo, não?

Outra dica é definir uma regra para exibir produtos semelhantes ou complementares aos que o cliente já estava pesquisando. Quantas vezes você já visitou uma loja virtual de livros, e logo abaixo da pesquisa principal, havia uma lista com livros do mesmo autor, ou com o mesmo tema? Essa é a mecânica dessa estratégia, que funciona bem para qualquer segmento.

O bom e velho e-mail retargeting

Na hora de comprar um presente para sua mãe, é comum que o visitante navegue por vários sites para pesquisar preços, montar wishlists e conseguir fazer uma escolha melhor. Nesse processo, às vezes ele acaba abandonando produtos no carrinho. 

Que tal dar uma ajudinha para esse cliente efetuar sua compra, enviando um e-mail retargeting pelo ShopTarget com um lembrete do produto esquecido no carrinho, e convidando-o a finalizar o pedido? Acredite, isso pode fazer toda a diferença na sua taxa de conversão! 

Alertas de Tela

Uma possibilidade interessante através do ShopAlert é criar alertas personalizados para gerar um sentimento de urgência no cliente. É preciso que o usuário se sinta convencido de que tal produto é o que ele está procurando e que aquela oferta é imperdível.

Quer um exemplo prático de como isso funciona? Você já visitou algum site, e, ao encontrar um produto, havia um pequeno alerta afirmando que determinada quantidade de pessoas já tinham acessado ou adquirido esse mesmo produto? Pois é exatamente assim que um alerta de tela tem que funcionar, criando um sentimento no cliente de que “agora é a hora de aproveitar essa oferta”!

Notificações Push

Quer anunciar um presente imperdível de dia das mães? Uma boa maneira de fazer isso é utilizando o ShopPush para enviar uma notificação com o link do produto diretamente no navegador ou no smartphone do cliente.

As notificações push podem ser personalizadas de acordo com a sua estratégia, e funciona muito bem para campanhas sazonais. 

Seja ousado, diferenciado e criativo, e tenha um ótimo Dia das Mães, com muitas vendas, em seu e-commerce!