Não há como negar que determinadas épocas do ano são melhores para o seu negócio do que outras. Datas comemorativas, como o Natal, o Dia das Crianças e o Dia das Mães, por exemplo, são períodos importantíssimos para as vendas. Também há datas sazonais mais segmentadas, que variam de acordo com o setor de atuação. Por exemplo, o dia da pizza pode ser uma celebração importante caso você tenha um negócio de food service. 

A grande questão está em conseguir converter as suas campanhas em excelentes vendas durante certos períodos, a depender da natureza de seu negócio. O desafio é: como fazer isso? Para começar, aproveite as dicas a seguir! 

Saiba, estrategicamente, quais datas escolher

Voltando ao exemplo do Dia das Crianças, não faz sentido você vender produtos e serviços voltados para os pequenos e fazer campanhas focadas no Dia dos Namorados, não é verdade? As campanhas precisam “ter a cara” da época do ano que representam.

Celebrar datas sazonais em campanhas especiais para o seu negócio só faz sentido se a data em questão estiver alinhada com o perfil do seu empreendimento e do seu público-alvo. Vale lembrar que não se deve saturar a imagem da sua loja com campanhas sazonais demais, porque, se tudo for motivo para comemoração, nada será considerado realmente especial, no final das contas. Seja estratégico e planeje com sabedoria.

Antecipe-se no planejamento

Salvo raras exceções, as datas comemorativas ocorrem exatamente na mesma época todo ano (às vezes, no mesmo dia). Então, não tem porque deixar o planejamento de suas campanhas para a última hora. A elaboração dessas ações com antecedência permite com que você consiga fazer campanhas melhores e mais interessantes. O calendário pode e deve ser seu melhor amigo. 

No geral, essa precaução evita problemas de logística de última hora, como atraso nas entregas, por exemplo. Trata-se de um tipo de planejamento que ajuda tanto você quanto o seu cliente.

Automatize para o sucesso

Algumas ferramentas são essenciais para campanhas sazonais pelo fato de facilitarem a execução de processos burocráticos e repetitivos, que acabem fazendo você e sua equipe perderem tempo. Portanto, apostar em campanhas automatizadas, em réguas de boas-vindas e agendamento de envios não é apenas uma questão de praticidade, mas de necessidade. 

Com todo o material de marketing (banners, imagens para redes sociais etc.) já devidamente produzido, basta automatizar o processo envolvendo esse material e agendar as datas das ações. O que vier a seguir será consequência de um trabalho bem feito.

Estabeleça parcerias com fornecedores 

Essa dica se correlaciona com as anteriores pois, a partir do momento em que você se planeja com antecedência, você também tem como adquirir produtos em grandes quantidades com seus fornecedores a preços mais em conta. Assim, você consegue descontos e pagamentos facilitados que vão refletir na lucratividade. 

Isso tudo só é possível porque, ao comprar mercadorias em época de baixa procura, as condições e facilidades oferecidas pelos fornecedores podem ser mais vantajosas. Portanto, sempre veja o fornecedor como um grande parceiro seu.

Utilize concursos e sorteios para chamar a atenção do público

Todos adoram um bom concurso, sorteio, ou qualquer ação que gere um benefício. Além de ser uma estratégia de estímulo de vendas, essa também é uma maneira de aumentar o alcance de suas campanhas sazonais, que se tornarão famosas, entre outras coisas, pelos prêmios que oferecem. Trata-se de um mobilizador espontâneo das pessoas para promover a sua loja virtual ainda mais.

Preste atenção ao planejamento financeiro para que as ações promocionais não acabem custando caro demais e prejudicando suas receitas. Tomando os cuidados devidos, as chances de sucesso são enormes!

Você costuma lançar mão das campanhas sazonais como estratégia de vendas em seu negócio?