As notificações push são extremamente úteis para reter e reengajar visitantes do seu site, criando um canal aberto com eles e estimulando-os a tornar a comprar ou, pelo menos, interagir com sua empresa. Porém, para se diferenciar da concorrência, é preciso lançar mão de algumas estratégias. Uma delas é escrever chamadas para os pushes que sejam impactantes e persuasivas, visando a aumentar a conversão. Em outras palavras: seu público só irá clicar nessas notificações se elas chamarem a atenção dele de alguma forma.

Mas como fazer isso da forma mais eficaz? Neste post, vamos dar algumas dicas de como escrever chamadas realmente convincentes para as suas notificações push! 

Primeiro de tudo: seja objetivo

A concisão é fundamental neste momento, mesmo porque há limite de caracteres para as chamadas, e conseguir ser claro e sucinto nesse curto espaço, muitas vezes, torna-se um desafio que precisa ser vencido.

Um erro muito corriqueiro nessas mensagens é tentar fazer uma verdadeira sinopse do produto ou serviço dentro dessa pequena área. Pode ser mais interessante dar ênfase, de forma objetiva, aos benefícios e diferenciais a que o usuário terá acesso se clicar na notificação! 

É aí que entra a sagacidade do redator em arriscar uma abordagem instigante e que fuja do “feijão com arroz” básico da propaganda. 

Foque no call-to-action

O call-to-action é importantíssimo para qualquer estratégia de marketing digital e, nas notificações push, isso não é diferente. Com uma chamada para a ação clara e assertiva, você ajuda a direcionar o usuário ao objetivo, que pode ser fechar uma compra, assinar uma newsletter, fazer um download ou clicar em um link. Ele entende o que, de fato, está sendo convidado a fazer e, consequentemente, a chance de converter é muito maior. 

Por isso, nossa dica de ouro é trabalhar com frases curtas, uma descrição atraente e um call-to-action poderoso. 

Abuse dos gatilhos mentais

Um instrumento de persuasão muito eficaz é o gatilho mental. Existem vários que podem ser usados em chamadas para push, mas um dos mais eficientes para essa finalidade é o gatilho da escassez. O conceito de escassez, ou seja, da iminência da perda de uma grande oportunidade, não é novidade no marketing, e pode ser de grande valia para fazer uma chamada que realmente surta efeito.

Outro gatilho que também pode ser utilizado para aumentar o poder de convencimento das suas chamadas é o da prova social, que nada mais é do que um texto que mostre que o seu produto ou serviço foi aprovado por outras pessoas. Afinal, nada mais persuasivo do que ver que outros consumidores recomendam aquilo que você pensa em comprar.

Aguce a curiosidade do usuário

Conforme sugerimos na primeira dica deste post, não é aconselhável fazer um resumo daquilo que você quer anunciar na notificação, mas sim convencer o usuário a clicar em seu push. A melhor maneira de se fazer isso é despertando a sua curiosidade.

Tente identificar o que pode interessar esse cliente, por meio do seu comportamento de navegação ou de compra (lembre-se de que as notificações do ShopPush são personalizáveis!), e use essa informação a seu favor. 

Uma boa forma de fazer isso é incluir reticências no final da chamada, ou mesmo apelar para o popular “leia mais!”, pois isso certamente fará com que o usuário se sinta compelido a interagir com a mensagem. Essas ferramentas podem fazer com que o possível cliente fique mais interessado naquilo que você está oferecendo a ele. 

Faça promessas que possa cumprir

Prometer algo é uma excelente forma de persuasão. Mas as promessas precisam viáveis, afinal, uma acusação de propaganda enganosa não faz bem à reputação de nenhuma empresa. Além disso, elas têm que despertar o interesse do seu público, indo além do básico. 

Portanto, produza uma chamada persuasiva e bem elaborada, mas não se esqueça de fazer uma promessa realista, sincera e que seja vantajosa. Só assim será possível converter uma notificação push em vendas. 

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