Existe uma máxima no mundo dos negócios que diz que “tempo é dinheiro”. Essa premissa é importante se formos analisar que, cada vez mais, precisamos agilizar os processos que envolvem os nossos negócios, principalmente quando falamos de mercado B2B, ou, simplesmente, “de empresa para empresa”. 

Automatizar os processos que envolvem o marketing em transações B2B envolve uma série de vantagens, entre elas, a de preparar leads que ainda “não estão prontos” e tornar o funil de vendas do seu negócio mais ágil e eficiente.

Outro benefício da automação é trazer imensos ganhos em produtividade, já que as equipes podem ficar mais focadas nas tarefas realmente importantes, sem ter que perder tempo com ações secundárias, repetitivas e burocráticas. 

Muitos processos envolvidos no marketing de produtos ou serviços no mercado B2B podem demandar bastante tempo, e isso é prejudicial pois, sem uma gerência de tempo adequada, o marketing acaba ficando seriamente comprometido.

É aí que entra a automação de marketing, ou seja, perceber e analisar determinadas ações para que os processos que envolvem o marketing e a geração de leads sejam automatizados, personalizados e escaláveis. Isso confere mais flexibilidade aos seus negócios e faz com que o tempo gasto com certas burocracias seja drasticamente reduzido.

Tendências de automação para B2B

Com o passar do tempo, a automação de marketing está se tornando uma necessidade tão palpável, que, inevitavelmente, tendências vão surgindo no meio do caminho. Confira algumas das principais, em que é preciso ficar de olho!

Marketing de conteúdo

A automação de marketing e o marketing de conteúdo são um casal perfeito, pois dão às empresas a oportunidade de expandir a eficácia dos seus conteúdos, coletar maior número de leads, aumentar o ROI e melhorar a conversão. 

Investir na automação permite conhecer melhor o público e, com essas informações em mãos, a empresa consegue segmentar melhor seus clientes, aprimorando suas estratégias para atender às demandas. Além disso, com a automação, os conteúdos certos são entregues às pessoas certas automaticamente e com praticidade.

Mais integração entre canais

Hoje, as empresas tendem a se tornar multicanais e, portanto, o cliente pode se relacionar com elas de variadas formas. Conforme apontam dados da Gartner Research, empresas que integrem mais de quatro canais digitais conseguem um desempenho 300 por cento superior àquelas que trabalham com apenas um ou dois. 

E onde entra a automação de marketing aí? Bem, ela vai ajudar a criar conteúdos alinhados com cada local em que a empresa esteja presente, para que cada um deles consiga atingir o cliente com o máximo impacto. A automação também permite obter informações preciosas e ter uma visão mais precisa do cenário, visualizando claramente o que acontece com os clientes em todos os seus canais de comunicação. Isso vai ajudar a direcionar as estratégias no futuro. Assim, a experiência do cliente será ajustada e se tornará muito mais proveitosa. 

Vídeos ao vivo

Os vídeos ao vivo estão explodindo no marketing de conteúdo B2B, afinal, já é sabido que pelo menos 80% dos clientes, em geral, preferem assistir a vídeos a ler um texto em um blog. Além disso, segundo dados recentes, os espectadores passam oito vezes mais tempo assistindo a conteúdos ao vivo do que consumindo aqueles produzidos sob demanda.

A novidade é aliar essa tendência à automação. As empresas B2B devem começar, cada vez mais, a unir essas duas forças, exibindo o conteúdo exigido pelos clientes e prospects, e coletando dados sobre a maneira com que eles assistem e interagem com esses conteúdos.

Dessa forma, será possível fazer esforços de marketing mais produtivos e eficientes, gerando mais vendas. Apostar nessa tendência, portanto, é pavimentar o caminho do seu negócio para o sucesso.

A automação X a experiência dos usuários

Outra tendência bem forte quanto à automação do marketing para um mercado B2B é possibilitar a melhor experiência do cliente quanto ao produto ou serviço oferecido. 

Vamos supor que você tenha feito uma campanha de e-mail retargeting convidando o público a visitar o site de sua empresa. Se os usuários clicarem no link do e-mail, é importante que, ao entrar no site, eles vejam os conteúdos mais relevantes para seus interesses. A automação de marketing pode desempenhar um papel importante nesse processo, garantindo a personalização e que a experiência do cliente no site seja satisfatória. 

Portanto, pense bem na possibilidade de automação do processo de marketing do seu negócio. Com isso, você não ganha somente tempo e dinheiro, mas também valores fundamentais para o mercado atual, como credibilidade e confiança.

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