O abandono de carrinho é um dos principais fatores que prejudicam o desempenho de um e-commerce. A desistência da compra justamente na fase de finalização do pedido é um dos problemas mais recorrentes e, por isso, é fundamental fazer uso de determinadas técnicas para contornar a situação

Com a consciência de que esse pode ser um sério obstáculo para a sua loja online, você sabe como reduzir o abandono do carrinho por seus clientes? Se não sabe por onde começar, não se preocupe, pois, a seguir, daremos algumas dicas simples para solucionar esse problema!

Entenda o que leva o cliente ao abandono do carrinho

Se você não souber, efetivamente, as razões pelas quais seus clientes estão desistindo da compra na hora H, será muito complicado resolver esse problema. Por isso, é fundamental mensurar e acompanhar as taxas de abandono de carrinho regularmente, e se colocar em alerta quando elas aumentarem mais do que o normal. 

Muitas vezes, o motivo está em coisas simples de resolver, como melhorar o fluxo de compras (diminuindo a burocracia do cadastro, por exemplo), colocar as informações sobre parcelamento, prazos de entrega e preço de frete em local visível, entre outras possibilidades. 

Nesse sentido, também é importante analisar minuciosamente os dados coletados por sua ferramenta de web analytics e estudar o histórico de seus clientes. Isso pode fornecer alguns bons insights sobre as possíveis causas da desistência. 
 

Aposte alto em UX e experiência de compra

Se a taxa de abandono de carrinho está aumentando muito, é importante rever a usabilidade de sua loja virtual e aprimorar a experiência de compra do cliente, para melhorar o fluxo e ajudar a diminuir os índices de desistência.

O conceito de UX ajuda a aumentar a conversão, reduzir o abandono de carrinho e obter resultados muito melhores, já que simplifica o caminho entre a pesquisa e o checkout. Obrigar um cliente a ter que passar por etapas e mais etapas para finalmente fechar o pedido significa afastar o seu público. Afinal, sabemos que a complexidade, a lentidão, os empecilhos e entraves no processo de compra e a falta de intuitividade podem acabar levando o usuário a desistir da compra.

Ofereça opções variadas de frete

Acredite: muitos clientes abandonam o carrinho de compras de sua loja porque não viram vantagem na relação entre o valor do produto em si e o valor do frete que ele terá que pagar para receber a compra.

O ideal é que você feche parcerias com transportadoras para realizar a entrega por um preço negociado, e repasse essas melhores condições ao cliente. É interessante, inclusive, trabalhar com diversos parceiros de acordo com a região, principalmente se você tem clientes em diferentes estados. Se isso não for prejudicar sua lucratividade, pode também se comprometer a dividir o valor do frete com o cliente, ou mesmo oferecer frete grátis em compras a partir de um determinado valor

Ofereça benefícios

Qualquer compra online precisa de um certo estímulo. Para que o seu cliente se sinta compelido a adquirir um produto em sua loja, é interessante que você ofereça alguma vantagem a ele. 

Esses benefícios podem ser de naturezas diversas. Cupons de descontos para as próximas compras, brindes e descontos progressivos são apenas algumas das formas de turbinar as vendas de seu e-commerce e garantir que o consumidor não abandone o carrinho de compras tão facilmente. Inclusive, uma maneira interessante de oferecer esses benefícios é utilizar as notificações push, que permitem o envio de mensagens totalmente personalizadas e automáticas direto no navegador ou smartphone do visitante. 

Aproveite as ferramentas disponíveis 

De uma coisa não temos do que reclamar: com o avanço da tecnologia, surgiram muitas soluções práticas para atender às nossas necessidades. Você já pode, por exemplo, contar com serviços específicos para reduzir a taxa de abandono de carrinho do seu site. 

Uma das possibilidades mais promissoras é o e-mail retargeting. O ShopTarget  identifica o tráfego desconhecido em seu site para enviar e-mails aos clientes que desistiram da compra. Com ele, é possível personalizar a sua base e automatizar seu sistema de modo que, para cada carrinho abandonado, o cliente receba um e-mail lembrando que a compra não foi finalizada ou até mesmo com ofertas de cupons de desconto para convencê-lo a fechar o pedido e sugestões de outros produtos em que ele poderia estar interessado, com base em seu histórico de compras e navegação. 

Também pode ser interessante utilizar os overlays (banners) do ShopConvert para exibir mensagens personalizadas depois de um certo tempo de inatividade no site, oferecendo um desconto ou outro benefício e “lembrando” o cliente de efetuar seu pedido

Portanto, sempre fique atento às novidades disponíveis no mercado para evitar o abandono de carrinho e conseguir resultados muito melhores!