É sempre bom estar a par de estratégias inovadoras para aumentar as vendas de seu e-commerce. Uma delas é o marketplace, um espaço virtual que funciona como um shopping, com diversas lojas expondo e comercializando seus produtos em um mesmo local. 

O marketplace oferece muitas vantagens, como aumentar a visibilidade e a relevância da marca, melhorar a possibilidade de retorno, elevar o faturamento, atrair novos consumidores e ajudar a loja a crescer. Tudo isso por um investimento consideravelmente baixo. 

Neste post, vamos dar algumas dicas de como usar o marketplace para impulsionar ainda mais as suas vendas!

Aposte em preços competitivos

Um dos fatores que os possíveis clientes avaliam na hora de tomar suas decisões de compra, sem dúvida, é o preço. Por isso, praticar preços realmente competitivos é de fundamental importância para atrair os consumidores e fechar mais negócios.

Preços mais baixos (desde que não prejudique sua margem de lucro) também ajudam a ter destaque no marketplace, aumentando as vendas. Portanto, monitore regularmente a concorrência e use essa informação para orientar a precificação de seu mix de produtos. O sucesso é garantido!

Capriche na apresentação de produtos

Por ser, na prática, um imenso catálogo virtual que reúne uma diversidade de produtos, e vários concorrentes aparecendo no mesmo local, fazer apresentações elaboradas dos produtos oferecidos ajuda sua loja a se destacar e garante um belo aumento das vendas.

Uma das formas mais eficientes de fazer isso, nesse caso, é ficar atento à qualidade das fotos dos produtos, mostrando todos os detalhes possíveis deles através de imagens nítidas e bonitas. Além disso, escreva descrições bem detalhadas, informativas e eficientes, com todos os dados que o cliente precisa saber antes de fazer a compra.

Tenha um frete amigável

Um dos fatores que mais influencia um consumidor na hora da compra é o frete. Pelo fato de a gama de produtos existentes em um marketplace ser muito extensa, ter um frete de valor razoável (se possível, feche parcerias com transportadoras ou “divida” o valor com o cliente) e oferecer uma entrega rápida, confiável e eficaz são importantes diferenciais.

Uma boa dica é exibir uma tabela com prazos e tarifas, para que o possível cliente saiba exatamente o valor que terá que pagar pelo frete e quanto tempo deverá esperar para ter sua mercadoria em mãos. 

Divida os produtos em categorias

Geralmente, quando o consumidor entra num site, ele busca os produtos em que está interessado através de filtros e torna a pesquisa mais fácil e rápida. Por isso, em um marketplace, o ideal é que os itens inseridos nele estejam divididos em categorias bem distintas.

Classificar os seus produtos desta maneira mostra que você se preocupa com a praticidade e o conforto para o cliente, facilita a vida dele e sua decisão de compra e, sem dúvida, ganha pontos em relação à concorrência.

Conquiste avaliações positivas

Uma das vantagens dos marketplaces é que os clientes podem avaliar a venda realizada pelo e-commerce. Isso permite construir uma reputação positiva e ajuda a atrair mais público. 

Além de levar em consideração os preços, condições de pagamento e frete, muitos consumidores avaliam a opinião de terceiros para decidirem pela compra ou não. Portanto, é importante que você conquiste o máximo de feedbacks positivos. Assim, poderá vender uma imagem de credibilidade e competência.

E afinal, qual o marketplace ideal pra mim?

Isso depende de diversos fatores. Há muitas plataformas de marketplaces disponíveis. Nesse contexto, você precisa levar em consideração qual é o seu público-alvo, pois a ideal será aquela que atender a esse público específico da maneira mais completa. Leve em conta também quais os produtos comercializados, quais outros concorrentes estão presentes e, é claro, se o marketplace é, de fato, confiável. 

Faça do marketplace, portanto, uma enorme vitrine das suas qualidades, e não poupe esforços para ser criativo e diferenciado.