O setor de hotelaria tem muito a ganhar quando o assunto são técnicas para atrair, cativar e fidelizar clientes. 

Uma boa maneira de encantá-los para trazer mais resultados é utilizar as notificações push, que proporcionam uma comunicação mais estreita e dinâmica com os consumidores. Essas ferramentas de notificação que atuam diretamente no smartphone ou no navegador desktop são oferecidas pela Linx Impulse Suite, o novo conjunto de soluções que reúne ofertas que nasceram das empresas ShopBack, Percycle, Neemu e Chaordic..

A partir do momento em que passa a haver uma interação com um cliente ou prospect usando notificações push, é possível realizar um “marketing de destino” adequado às necessidades do seu público.

Por que e como usar notificações push no setor hoteleiro para satisfazer os clientes?

Usar tais notificações para atrair e fidelizar os seus clientes é uma forma de se destacar da concorrência. Atualmente, as empresas desse setor costumam utilizar meios como SMS, e-mail, material impresso ou os próprios aplicativos dos hotéis. As notificações push ainda são novidade nessa área, portanto, existe um grande nicho a ser explorado. Aproveite-o! 

Além disso, usando essa ferramenta, é muito simples fornecer informações, sugestões e benefícios (promoções exclusivas e limitadas, por exemplo) ao seu cliente de forma instantânea, personalizada e em tempo real. Quanto maior a relevância da mensagem, melhor, pois o cliente não verá a notificação como “invasiva”, e sim como “instrutiva”. 

Outra vantagem das notificações push é a entrega imediata das mensagens! Devido a essa característica, é possível, por exemplo, enviar mensagens sobre serviços ou eventos que estão prestes a acontecer no hotel: um happy hour, um jantar especial, uma festa temática… Sabendo usar essa solução de modo criativo, o timing pode ser perfeito!

Como as notificações são customizáveis, elas podem facilmente ser baseadas nos gostos e hábitos do hóspede. Com isso, você consegue reengajar e atrair a atenção de seu público-alvo e oferecer conteúdo relevante para ele, o que aumenta ainda mais a satisfação e a probabilidade de fidelização. Uma vantagem extra é que as taxas de visualização e de reação desse tipo de notificação são muito altas. Isso aumenta a chance de o visitante realmente se engajar com as mensagens, caso elas sejam bem elaboradas e alinhadas aos seus interesses. 

Algumas dicas para encantar ainda mais os clientes

Algo que pode ser satisfatório para o seu público é direcionar notificações comunicando atividades focadas nas crianças, já que várias famílias viajam juntas, com seus filhos, netos, sobrinhos, etc. Então, para esse público, pode ser útil receber notificações de eventos, gincanas e atividades que estão prestes a ocorrer. Se o hotel dispuser de um playground ou de um serviço de baby-sitter para as crianças enquanto os pais descansam, isso também pode ser comunicado nos pushes. 

Você também pode firmar parcerias com estabelecimentos comerciais da região, como restaurantes e bares, e sugerir esses lugares ou atrações para os clientes, como forma de melhorar a experiência deles durante a viagem. 

Outra forma interessante de usar as notificações push é em relação aos seus futuros clientes. Essas mensagens, por exemplo, podem ser utilizadas para a reserva antecipada de quartos. Nesse caso, o cliente pode ser notificado assim que houver uma vaga, ou até mesmo um desconto especial disponível.

Por sinal, as notificações também podem ser utilizadas para comunicar quando acontecer algum evento turístico na região, ou quando um feriado estiver se aproximando (de preferência, atrelado a preços promocionais para quem fechar um pacote online). Esse tipo de ação também pode ser feita no período das férias escolares ou do recesso de fim de ano, como maneira de atrair mais clientela. 

Por fim, um serviço que pode encantar muito seus clientes do hotel é usar as notificações para oferecer serviços 24 horas, principalmente se a localidade contar com uma vida noturna intensa. Prestar informações mostra a preocupação em atender bem o público e oferecer a ele a melhor estadia possível. 

E você, já está preparado para usar as notificações push em seu negócio?