O crescimento do chamado Ensino a Distância impressiona. Nos últimos anos, esse mercado vem aumentando vertiginosamente, o que gera uma excelente demanda, e cria oportunidades reais para quem deseja investir tempo e dinheiro no ramo. Exponencialmente, acaba sendo maior do que o crescimento na área de educação presencial. Em termos de números, o Censo da Educação Superior de 2015 explica: o ensino presencial teve um crescimento de 2,3% nas matrículas em 2015 em relação a 2014, enquanto que o ensino a distância (EaD) teve uma expansão de 3,9%.

Um dos setores que mais tem se beneficiado com isso são as instituições privadas de ensino, que, ao apostar em um ensino a distância, dá a possibilidade também das pessoas pagarem mais barato por um curso que, presencialmente, seria mais oneroso. Além disso, o EaD consegue atender um número maior de estudantes do que um curso presencial.

Muitos especialistas acreditam também que o ensino a distância pode ter um potencial social muito grande, visto que, através dessa possibilidade, é possível levar a educação a regiões do país onde o ensino presencial é mais difícil. Ou seja, como alguns governantes pretendem, trata-se de tentar fazer uma espécie de “interiorização” do ensino nos próximos anos.

A expansão tecnológica também vem ajudando bastante a crescer o interesse pelo ensino a distância. Por exemplo: o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou em 2016 que o percentual de pessoas que acessaram a internet alcançou 57,5% da população de 10 anos ou mais de idade, o que corresponde a 102,1 milhões de pessoas. Ou seja, é a rede mundial de computadores encurtando as distâncias e facilitando um direito básico como a educação.

Aumente a conversão em seu site de EaD usando notificações push

Começando do princípio: para quem ainda não está familiarizado, uma notificação push é uma mensagem clicável, que é enviada por um site ou aplicativo para o navegador ou smartphone daquele usuário que autorizou receber esses avisos. É basicamente um sinal de alerta que o usuário recebe quando tem alguma novidade em relação ao site que ele visitou. Esse tipo de ação tem como principal função estreitar e melhorar o relacionamento entre empresa e usuários que aceitaram receber esse tipo de comunicação. Um ótimo mecanismo, como se vê, para receber feedbacks, algo tão importante hoje em dia.

As notificações podem ser utilizadas para contornar várias dificuldades enfrentadas normalmente pelos cursos à distância, como, por exemplo, a alta taxa de abandono. Nesse caso, as notificações push poderiam ser utilizadas para trazer o aluno de volta ao site. Além disso, elas podem ajudar a incentivar o aluno a fazer a próxima aula, a resolver os exercícios propostos, entre outras muitas possibilidades.

Mas antes de usar essas notificações, é preciso que você tenha em mente alguns pontos, como, por exemplo, conhecer o perfil dos seus clientes, definindo, assim, o tom e a linguagem usada nas mensagens. Fique atento também aos horários em que as mensagens serão enviadas, afinal, elas terão que ser recebidas num momento em que as pessoas prestarão atenção.

Para começar a usar o serviço de notificações push é muito simples, bastando, pra isso, você acessar o ShopPush, fazer o seu cadastro e seguir o passo a passo para criar um aviso ou alerta em seu site. Depois, basta personalizar bem as mensagens, e usar isso a seu favor nos site de EaD. Com o mercado em expansão, essas pequenas estratégias, de fato, são importantíssimas para o crescimento da empresa.