No e-commerce, uma das táticas para obter melhores resultados é observar atentamente o comportamento do seu público-alvo. Por isso, é importante observar o perfil e os hábitos dos seus clientes e utilizar esses dados para aprimorar a estratégia e impulsionar as vendas.

Para facilitar a sua vida, elaboramos um pequeno guia prático com algumas das principais tendências comportamentais do consumidor que você deve levar em conta para fidelizar seu público e aumentar sua taxa de conversão.

Apreço pela experiência

Segundo o relatório “State of the Connected Customer”, feito pela área de pesquisa da Salesforce, 89% dos brasileiros consideram a experiência proporcionada pela empresa tão importante quanto os produtos e serviços comercializados.

Para esses clientes, ser tratado como uma pessoa real, e não mais como um número, faz toda a diferença na hora de optar por comprar em uma ou em outra loja. Explorar esse caminho pode ser uma excelente maneira de ganhar um diferencial perante a concorrência e se manter competitivo no mercado. 

Uso de aplicativos

Os aplicativos mobile se mostraram excelentes ferramentas para o aumento de vendas online, devido à sua praticidade, que só faz aumentar graças aos avanços tecnológicos que estão sendo implementados nos últimos anos. 

Boa parte dos apps de lojas online, no fim das contas, é a materialização da facilidade que o seu cliente pode ter ao fazer uma compra online via dispositivos móveis. Além de serem direcionados às vendas propriamente ditas, eles podem proporcionar entretenimento, interação e informação. 

A velha máxima do “não me faça pensar” vale aqui: os aplicativos simplificam a vida e podem ser muito úteis para alavancar as vendas e aumentar o engajamento. 

Omnichannel

Atualmente, é mais importante do que nunca que todos os canais da empresa estejam integrados, funcionando em perfeita sintonia.

O cliente de hoje está cada vez mais exigente e demanda que os processos sejam conectados, a comunicação entre diversas interfaces seja fluida e a interação seja contextualizada com base em atendimentos anteriores. Ele simplesmente não está disposto a ter que repetir a mesma informação para diversos atendentes diferentes para ter seu problema solucionado ou sua dúvida sanada. 

Por isso, é crucial fazer com que os diferentes canais da organização dialoguem entre si e ajudem a estreitar as relações online e offline com o público. 

Inteligência Artificial

A tecnologia vem tendo um papel fundamental para criar diferenciais e cativar os clientes.  Hoje, a tendência é que o consumidor demande experiências digitais avançadas e esteja cada vez mais aberto ao uso da Inteligência Artificial para melhorar a experiência de compra e de atendimento.

Dessa maneira, a expectativa é que os softwares e plataformas de inteligência artificial ganhem cada vez mais força para otimizar processos e assegurar a qualidade. 

Conteúdo em vídeo

Muitos podem ainda não ter se dado conta, mais qualquer peça publicitária que contenha vídeos tem um poder avassalador. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa realizada pela Video Brewery, para cerca de 90% do público, o conteúdo em vídeo foi um detalhe essencial no processo de tomada de decisão de compra.

Os motivos podem ser diversos. Nem sempre uma foto explora bem todas as características de um produto (por mais qualidade que ela tenha), enquanto um vídeo mostra o mesmo item de maneira detalhada. Portanto, aproveite essa tendência, e não deixe de publicar vídeos em sua loja virtual, nas suas mídias sociais e no próprio canal no YouTube. 

Interação nas mídias sociais

Não há nenhuma boa estratégia de marketing digital hoje em dia que não leve em consideração o poder de alcance das mídias sociais. Uma das maiores vantagens dessa tendência é que você pode ter um relacionamento mais estreito, tirando as dúvidas rapidamente, prestando auxílio e fornecendo informações que ajudem o cliente a tomar sua decisão de compra. 

O consumidor atual não aceita ser ignorado quando interage com uma empresa, portanto, utilize as mídias sociais como um canal aberto para se comunicar facilmente com clientes e prospects. 

Preocupação com a segurança e a privacidade

É claro que, em um mundo cada vez mais conectado, com dados compartilhados na nuvem e processos sendo inteiramente realizados por máquinas, a preocupação com a segurança é uma tendência. O cliente está disposto a abraçar as inovações tecnológicas, mas precisa ter a garantia de que seus dados estão protegidos. 

Ainda segundo dados da Salesforce, 62% dos participantes da pesquisa dizem temer pela segurança de suas informações, e 45% não tem certeza sobre a maneira como esses dados são utilizados pelas empresas. 

Por isso, nesse cenário que vem se desenhando, é importantíssimo que as empresas sejam transparentes, demonstrem comprometimento e, é claro, nunca coletem dados pessoais sem avisar ao usuário. 

O que você está esperando para triplicar suas conversões? Fique de olho nessas tendências e garanta a satisfação de seus clientes!