Aumentar as vendas de qualquer produto ou serviço sem aumentar o custo de produção ou até mesmo a equipe é o sonho de qualquer empreendedor. Mas seria isso possível? Na prática, sim, mesmo que ainda tenhamos aquela velha visão de que para aumentar as vendas seria preciso aumentar o quadro de vendedores.

Para ter um upgrade nas vendas, por exemplo, a ShopBack utiliza estratégias das mais variadas, entre elas, campanhas de marketing direcionadas e a recuperação de clientes que abandonaram produtos no site. E, a partir daqui, vamos considerar algumas das estratégias da ShopBack em ações simples como forma de se melhorar as vendas sem mexer no quadro de funcionários.

DESIGN COMO INCENTIVO

O design do site é a porta de entrada para o cliente, onde ele terá o primeiro contato com o produto ou serviço oferecido pela empresa. O ambiente do site precisa “guiar” o cliente, de forma que ele se sinta incentivado a finalizar a compra, ou motivá-lo a retornar depois, caso ele tenha abonado algum produto no carrinho. Uma técnica que vai bem além do mero aspecto visual, diga-se. Por isso, investir em UX e design inteligente é fundamental.

LEADS MELHORES

Gerar oportunidades de negócios que atraiam clientes com mais facilidade é o primeiro passo a se pensar para aumentar o volume de vendas. Aperfeiçoe, portanto, os canais de comunicação da sua empresa, e permita que os seus clientes estejam cada vez mais próximos do produto ou serviço que você oferece.

Nesse aspecto, serviços exclusivos são ótimos para se atrair muitos clientes, como, por exemplo, uma promoção específica para eles. Isso, acredite, é excelente para recuperar um cliente que parecia “perdido”. Outra boa estratégia é oferecer conteúdos e benefícios exclusivos para os clientes mediante a inserção de alguns de seus dados pessoais, o que gera, a partir disso, um cadastro exclusivo que poderá ser utilizado em campanhas futuras. Aqui, valem e-books, dicas exclusivas, cupons de desconto ou quaisquer outros produtos digitais que possam ser percebidos como um benefício que atraia o cliente.

AUTOMAÇÃO DO MARKETING: UMA NECESSIDADE

Nos dias de hoje, basicamente qualquer processo repetitivo ou recorrente pode ser automatizado, e o marketing está incluído nesse processo. Hoje, diversas estratégias de marketing já podem ser facilmente automatizadas, como o envio de e-mails, a programação de banners, postagens em redes sociais, a configuração de alertas ou de notificações…

Essa é uma questão prática: se muitos dos processos forem automáticos, as equipes de marketing e de vendas poderão se focar em outras atividades, como elaboração de estratégias e contato com o cliente.

RECICLE OS CONHECIMENTOS DE SUA EQUIPE

Muitos pensam em aumentar o quadro de vendedores com o intuito de melhorar as vendas de seu produto. Mas, ao invés disso, que tal investir em treinamentos que visem a melhorar o conhecimento dos vendedores já existentes da empresa? Pois, é, trata-se de uma alternativa que custa menos do que a anterior, e cujos resultados positivos são mais nítidos.

O vendedor que trabalha na sua empresa precisa ser um expert do seu produto e sempre atualizar suas estratégias e informações para atrair o cliente e convencê-lo a comprar.

A IMPORTÂNCIA DA MOTIVAÇÃO

É evidente que não adianta nada promover treinamentos com as estratégias mais modernas em termos de marketing se a motivação da equipe estiver baixa. Para conseguir motivação, o ideal é engajar a equipe nos objetivos da empresa. Para fazer isso, algumas táticas podem dar muito resultado, como, por exemplo, oferecer prêmios para quem atingir as suas metas, bônus mensais, entre outras.

Porém, não se foque apenas em premiar, mas, em mostrar ao vendedor que a empresa reconhece o esforço dele, e que o prêmio foi a consequência natural pelo seu bom trabalho.

O DIÁLOGO COM A EQUIPE É FUNDAMENTAL

É preciso também que haja um bom feedback com todos da equipe, para apontar acertos e erros nas estratégias implementadas até então. As reuniões, nesse quesito, precisam ser constantes e periódicas. Assim, você mostra que está acompanhando de perto a melhoria da sua equipe, o que, sem dúvida, se configura como mais um incentivo.

SOLUÇÕES DE MARKETING DIGITAL PARA CONVERTER MAIS

Invista em soluções estratégicas focadas na recuperação e retenção de clientes, como o ShopPush, o ShopTarget, o ShopConvert ou o ShopAd como forma de aumentar a conversão. Utilizando ferramentas inteligentes como essas, é possível aumentar a conversão em até 35% sem precisar aumentar a sua equipe ou aumentar muito os custos operacionais da empresa.

Quer experimentar nossas soluções estratégicas de marketing digital? Visite nosso site e saiba como.