Existe um mito de que o e-mail é uma mídia ultrapassada e que, hoje em dia, só vale a pena se investir em mídias sociais. Porém esse é um pensamento equivocado. O e-mail ainda é uma poderosa ferramenta, capaz de aumentar muito as conversões da sua empresa. Além das campanhas de e-mail marketing tradicionais, uma excelente estratégia é reimpactar os visitantes do site por meio de ferramentas de e-mail retargeting como o ShopTarget. Neste artigo, vamos dar 5 dicas valiosíssimas para gerar e nutrir leads e aumentar conversões de sua empresa com e-mail retargeting.  Os assuntos abaixo serão inclusive aprofundados no curso de marketing de performance da ShopAcademy.

Veja algumas recomendações para nutrir leads e aumentar conversões com e-mail retargeting

1- Foco na aquisição orgânica

Comprar listas de e-mails é uma estratégia muito pouco eficaz. Por ser totalmente aleatória, a base adquirida por esses “meios escusos” sempre será pouco qualificada e trará pouquíssimo retorno.  Investir na captação de leads pode até ser mais trabalhoso, mas, certamente trará um retorno muito mais efetivo. Não se esqueça de que a ferramenta do ShopTarget consegue rastrear o visitante e reimpactá-lo por e-mail mesmo que ele não tenha efetuado login em seu site, isso ajuda bastante na aquisição de leads orgânicos e em sintonia com sua empresa. 

2- Nada de mensagens padrão pra todo mundo

Quando sua empresa já conta com uma base de e-mails de tamanho razoável, é hora de começar a brincadeira. Para atingir o seu público, aumentar a entregabilidade dos e-mails e, consequentemente, as chances de conversão, é imprescindível investir em mensagens personalizadas.  Aposte alto na segmentação e na personalização de suas campanhas, dessa forma, você garante que cada visitante seja impactado com base em seu padrão de navegação, em suas preferências e em seu perfil de compra. Para ajudar nessa empreitada, o ShopTarget consegue, com facilidade, criar gatilhos e segmentos específicos de usuários, o que torna a comunicação personalizada e muito mais dinâmica. 

3- Faça recomendações a seus clientes

Nutrir Leads e aumentar conversões não é tarefa simples. Para quem tem e-commerce, uma ótima estratégia é utilizar o e-mail retargeting para recomendar itens. Por exemplo, vamos supor que o visitante procurou determinado produto em seu site mas acabou não comprando. Com base nessa informação, é interessante sugerir produtos similares que possam despertar o interesse da compra. Outra dica legal é recomendar por e-mail produtos que estejam com desconto no momento, ou então aqueles que estão sendo mais procurados na loja. Às vezes, tudo o que o cliente precisa para efetivar uma conversão é de um empurrãozinho

4- Reconquiste o cliente “perdido” 

Segundo dados fornecidos pelo próprio Google Adwords, somente 3% dos visitantes de um site convertem na primeira visita. Mas nem tudo está perdido: é possível recuperar parte dos abandonos de carrinho por meio da tecnologia do ShopTarget. Como não é necessário que o cliente esteja logado para que a ferramenta consiga capturar seu e-mail, é possível identificar até 30x mais carrinhos abandonados do que as ferramentas concorrentes. Com isso, reimpactá-lo por e-mail com ofertas, promoções e outros benefícios exclusivos se torna muito mais simples. 

5- Quem não se comunica… vende menos!

Como já dizia Chacrinha, quem não se comunica se trumbica. Leve a comunicação com seu cliente a um padrão muito mais elevado com o ShopTarget. As possibilidades são imensas: é possível informar ao cliente, por exemplo, que um produto que ele procurava voltou ao estoque. Melhor ainda, é possível notificá-lo quando algum item desejado sofreu redução de preço ou quando o site estiver em promoção. Basicamente, dá para usar o e-mail retargeting para fazer qualquer comunicado relevante e manter um relacionamento estreito com o cliente. Além de melhorar a reputação da marca, isso ajuda também a aumentar as conversões. E quem não quer vender mais, não é? 

Esperamos que você tenha aproveitado as dicas para nutrir leads e aumentar conversões com e-mail retargeting. Em breve novas dicas quentes para o seu negócio. Aproveite para conhecer melhor a ShopBack e saiba o que mais podemos fazer pela sua empresa

Grande abraço,

ShopBack Marketing Team