Com a Black Friday batendo à porta, é preciso focar não só em aumentar a visibilidade de seu site, otimizá-lo e mantê-lo em perfeito funcionamento, mas também (e, ousamos dizer, principalmente!) em novas formas de converter ainda mais. Nesse artigo, listamos 4 dicas “fora da caixa” que vão alavancar as conversões do seu negócio na Black Friday.

1 – No Black Friday, a pressa é amiga da conversão

Às vezes, seu cliente precisa de um empurrãozinho para sair da inércia e efetuar uma transação. Uma boa maneira de incentivar a conversão é criar um senso de urgência. Dá para fazer isso de um jeito simples, criando promoções válidas por tempo limitado. Essa é uma estratégia de sucesso em eventos com a Black Friday, pois seu cliente não perderá a chance de aproveitar uma oferta que acaba em pouco tempo. Uma dica matadora é inserir um cronômetro no site – e até mesmo na página do produto – para contabilizar quanto tempo falta para determinada oferta sair do ar.

2- Utilize um overlay de recaptura Full Page

Para grandes eventos, grandes estratégias! A ferramenta do ShopConvert possibilita a inserção de um banner de página inteira com intuito de recaptura. Ele pode ser configurado, por exemplo, para aparecer quando o usuário direciona o mouse para o X da aba do navegador com a intenção de sair do site, e mostrar uma mensagem apelativa, uma sugestão de oferta, um cupom de desconto exclusivo ou um call-to-action instigante para que o usuário permaneça na página. Essa é uma boa dica para recuperar a conversão!

3- Use e abuse do E-mail Retargeting

A ferramenta ShopTarget é uma mão na roda em eventos como a Black Friday, porque consegue reimpactar usuários por e-mail mesmo que eles não tenham efetuado login no site. Com isso, é possível recuperar vendas que se julgavam perdidas. É possível utilizar o e-mail retargeting de várias maneiras diferentes. Uma das possibilidades é a função de abandono de carrinho, em que a ferramenta dispara um e-mail para o cliente que adicionou um item ao carrinho de compras mas não concluiu a transação, relembrando-o daquele produto e sugerindo a conclusão do pedido. Outra opção é simplesmente reimpactar o lead por e-mail com o item visitado, mas que não tenha sido adicionado ao carrinho. Além disso, com o e-mail retargeting também é possível comunicar ao cliente sobre a redução de preço do produto desejado. Funciona assim: ao detectar uma redução de preço no XML (a linguagem que descreve diversos tipos de dados do seu site, inclusive alterações nos valores), a ferramenta envia automaticamente um e-mail para quem visitou aquele produto mas não comprou, oferecendo a vantagem da oferta como um estímulo para a compra.

4- Beneficie-se do social com o overlay de Social Connect

Para alcançar de verdade o seu cliente, você precisa estar onde ele está. Nos dias atuais, esse lugar são as mídias sociais. Por isso, impactá-lo enquanto navega nas redes pode ser uma ótima estratégia para melhorar as conversões durante a Black Friday. Utilize a ferramenta de Overlay com botão de social connect da ShopConvert para incentivar seu cliente a entrar com o perfil no Facebook. Com isso, você consegue enviar notificações para ele, recomendar produtos em destaque e comunicá-lo sobre as principais ofertas, os cupons de desconto e outros benefícios. Além de estreitar o relacionamento com o cliente, é uma excelente opção para incrementar os resultados na Black Friday.

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