Uma imagem vale mais do que mil palavras. Ok, você já deve ter ouvido o velho ditado mas, quando se trata de e-commerce, tal máxima precisa ser colocada em pauta, porque a qualidade das fotos utilizadas na página de produto pode ser responsável pelo seu sucesso de vendas.

A experiência de compra em um e-commerce é distinta da loja física, em que é possível ver o produto ao vivo, tocá-lo e analisá-lo em detalhes. Na loja virtual, só temos o texto da descrição e a imagem para auxiliar no processo de decisão de compra, portanto, investir em fotografias de alta qualidade é fundamental para ter bons resultados.

Usar as imagens padrão fornecidas pelo fabricante pode ser prejudicial pois, muitas vezes, elas vêm sem tratamento algum ou em baixíssima resolução. O resultado é que acabam desvalorizando a mercadoria e diminuindo o apelo frente aos visitantes do site. Além disso, quanto melhor for a imagem que você usar, mais credibilidade sua loja online terá. Isso, é claro, influencia na concretização da compra.

Confira abaixo algumas ideias de como você pode utilizar a fotografia de produto para vender mais. 

O tripé é seu amigo

Nada pior do que tirar uma foto maravilhosa e descobrir que ela está embaçada. Para evitar isso, sempre que você for fotografar produtos, use um tripé de boa qualidade e que permita suavidade nos movimentos. Dessa maneira, a estabilidade da câmera aumenta, e a probabilidade de tremer na hora do clique é muito mais baixa. 

Outra dica é utilizar também o timer, assim, não será necessário sequer tocar no botão da câmera para tirar a foto, eliminando qualquer “tremidinha” involuntária.

Use fundo infinito

O fundo infinito nada mais é do que uma tela branca utilizada em estúdio como background para as imagens de produto. Isso ajuda a dar destaque ao objeto fotografado, e pode ser facilmente improvisado com uma cartolina dobrada. Então você terá um fundo para as suas fotos de um jeito fácil e barato!

Para Fabio Schueler Pinho, fotógrafo e gestor de e-commerce, “o investimento em um conjunto para Still (com mesa e luzes) reduz as horas de pós-produção, assim como contratar um profissional da área é mais adequado. Ser amador é um dos grandes erros de quem está começando”.

Cuidado com a luz

Sempre que possível, use e abuse da luz natural, quer as fotos sejam feitas ao ar livre, quer sejam feitas sob a luz direta do sol. Para isso, prefira o início das manhãs e os fins de tarde para capturar as imagens. Se isso não for viável, invista em equipamentos de iluminação adequados, como ring lights, holofotes ou outras opções que atendam às demandas de sua loja. 

Dica extra: resista à tentação de usar o flash, pois, além de criar uma luz muito direta e dura, o flash artificial também pode produzir sombras indesejáveis na imagem, passando uma imagem de amadorismo. 

Cuidado com o fundo e o ambiente da foto

Uma boa fotografia é capturada em um ambiente especialmente preparado para ela. Muitos fotógrafos preferem trabalhar com o fundo branco ou cinza, dependendo das cores do objeto a ser fotografado, por serem mais fáceis de trabalhar, mas isso não impede que você elabore um mise-en-scène mais caprichado para suas imagens. Dependendo do segmento da loja, isso pode ter efeitos positivos e criar um diferencial. 

Você tanto pode investir em cores mais vivas, quanto em ambientes mais “naturais”, só tomando a precaução necessária para a iluminação não destoar do produto. De preferência, evite o chroma-key, porque, se não for bem empregado, os resultados podem ser desastrosos. 

Utilize o zoom e as fotos 360° 

Os clientes são mais detalhistas do que se possa imaginar, por isso, é interessante utilizar imagens com superzoom ou com rotação de 360°, para dar conta de mostrar o produto nos mínimos detalhes. Tais táticas valorizam o item fotografado e tornam a experiência de compra mais dinâmica e interativa. 

É claro que para tais recursos funcionarem é necessário que a resolução da sua imagem seja a melhor possível. Segundo especialistas, o ideal são fotos com resolução de, pelo menos, 2000 pixels. Assim, você garante uma ótima visualização do produto exposto. Afinal, quando se trata de ser detalhista com o cliente, nunca é demais explorar todas as possibilidades e ângulos. 

Faça otimização das fotos para SEO

De nada adiantará as suas fotos serem de extrema qualidade se os seus clientes não conseguirem encontrar seu site, não é mesmo? Nem todos sabem disso, mas as imagens utilizadas no e-commerce também servem para melhorar o posicionamento em uma busca orgânica, o que pode aumentar não só o tráfego, como também as conversões. 

Portanto, uma sugestão valiosa é otimizar as suas imagens para mecanismos de busca, fazendo uma descrição alternativa e nomeando o arquivo da foto com palavras-chaves que sejam úteis para o seu SEO, ampliando as chances de ser encontrado.

Além das dicas acima, existem ainda outros elementos importantes a serem analisados, como a nitidez, as cores, as sombras, a escala, entre inúmeros detalhes que devem ser verificados para obter uma boa foto. As imagens são fundamentais para o sucesso de sua loja virtual, e não devem ser negligenciadas. Encare isso como um investimento e aguarde um excelente retorno!