O desafio diário das empresas é fazer com que seus clientes sejam impactados por suas marcas, produtos ou serviços nos mais diversos canais de comunicação. Site, e-mails, mídias sociais ou buscadores vem se consolidando como os canais dos ambientes digitais mais favoráveis para essa prática. Nos próximos parágrafos, vamos te ajudar a entender melhor o engajamento nos meios digitais. 

É difícil encontrar um pessoa que não tenha um perfil no facebook ou instagram. Por vezes você até encontra quem não tenha, mas é mais difícil. Hoje em dia o número de pessoas que usam e-mail vem diminuindo, mas é arriscado dizer que a comunicação por e-mail vai morrer ou morreu. Não é comum também encontrar usuários que não façam buscas no Google ou outros buscadores. O que não é tão difícil assim, muito pelo contrário, é bem fácil de encontrar são as empresas que fazem de tudo para “empurrar” suas soluções através de táticas de marketing tradicionais ou até mesmo ultrapassadas.

As empresas que executam essas práticas tradicionais e ultrapassadas não entendem que o usuário está navegando nas mídias sociais tentando desfrutar de um momento de prazer/lazer. Ele quer ver fotos, vídeos e curtir as atividades postadas por seus amigos. Outros tantos usuários usam e-mail no dia a dia para a comunicação no trabalho, não adianta enviar um e-mail marketing com propaganda ou SPAM. Aparentemente é óbvio, mas nem sempre as empresas entendem isso e praticam ações de marketing digital de forma muito equivocada.  

Ou a sua estratégia de marketing prevê o uso inteligente de técnicas, ferramentas e soluções que façam com que o seu público esteja engajado com a sua empresa ou a experiência por tentar empurrar algo será tão ruim que por mais que o produto ou serviço divulgado seja bom, isso pode atrapalhar uma possível experiência de compra imediata ou futura. 

Engajamento no contexto do marketing é um termo não muito antigo e nem sempre, ações como curtidas, comentários ou compartilhamentos são suficientes para definir um usuário engajado com sua marca. Engajar é um pouco mais do que um simples “like”. O engajamento nos meios digitais pode estar mais associado a entrega de valor ou geração de uma experiência de compra positiva. No Inbound Marketing o engajamento pode estar lá no fim do funil, na etapa de encantamento do seu cliente.

Alguns exemplos de engajamento nos meios digitais ou não. 

Se você gosta de corrida, pergunte para um amigo seu, qual o tênis que ele indica para um corredor iniciante. Dependendo da indicação e de como ele justificar, você conseguirá perceber se seu amigo está ou não engajado com aquela marca de tênis que ele é cliente. Você pode fazer o mesmo com um amigo que goste muito de carros ou de cervejas artesanais. Esses são bons cenários onde podemos ver o engajamento de um cliente com uma marca ou produto, mas o melhor cenário é quando falamos de futebol. Não existe melhor exemplo de engajamento que a relação de um torcedor e um time de futebol no Brasil. Nos meios digitais as declarações um torcedor, são as mesmas que de um verdadeiro apaixonado quando os respectivos times estão jogando. As marcas e produtos deveriam usar esses exemplos como inspiração para criarem relações de engajamento melhor com os seus públicos alvo. 

Atualmente as empresas se preocupam tanto com a venda que esquecem que um bom relacionamento com o cliente é tão importante quanto a venda em si. Evite repetir ou copiar as práticas de engajamento nos meios digitais executadas pelo seu concorrente ou por empresas que você goste. Eles podem estar errando e caso você repita ou “copie” esses players, você vai estar errando também e errando com o seu cliente o que será ótimo para o seu concorrente. A melhor forma de agradar, engajar e se relacionar com seus clientes é escutando o que eles tem a dizer para você. Aprenda a receber feedback e melhorar continuamente de acordo com o retorno que eles derem. Essa é a tática ideal para melhorar o engajamento com seu clientes no ambiente digital. Em breve escreveremos novas dicas …

Grande abraço,

ShopBack Marketing Team