Já falamos aqui no blog sobre a importância do e-mail retargeting como parte da estratégia de marketing de uma empresa para aumentar conversão, e já até ensinamos como montar um planejamento de e-mail marketing com foco na melhoraria dos resultados. Para que tudo esteja alinhado, usar o ShopTarget, a ferramenta de e-mail retargeting desenvolvida pela Shopback, é fundamental. Com ele, as conversões podem aumentar em até 35% sem complicações e dispensando o investimento de grandes quantias em mídia.

Mas você sabe como funciona a inteligência do ShopTarget? Neste artigo, vamos explicar como essa poderosa ferramenta consegue captar os e-mails dos visitantes para enviar a eles e-mails personalizados, com base em seu perfil de navegação e em seus interesses.

Não é feitiçaria, é Cookie Pool + Big Data

O ShopTarget é uma plataforma 100% focada em retenção de clientes, reengajamento e recaptura dos usuários que abandonam o site antes de efetuar uma conversão. Para conseguir isso, a ferramenta conta com uma sofisticada tecnologia que alia Cookie Pool e Big Data e, assim, permite aumentar conversão em sua loja virtual e alcançar melhores resultados.

Para entender melhor como funciona, é preciso compreender o que são cookies. Cookies nada mais são do que pequenos arquivos temporários da internet que são instalados por servidores da internet do computador do usuário, e que armazenam por um curto período de tempo as suas informações de navegação. Os cookies podem armazenar quaisquer informações, desde uma pesquisa no Google e informações de login até a geolocalização. Essa capacidade de registro torna possível a identificação do usuário durante a navegação.  

A partir daí, podemos entender o termo Cookie Pool como um conjunto de todos os visitantes de um site que tiveram cookies instalados em suas máquinas e que, dessa forma, podem ser reimpactados pelas ferramentas de retargeting no futuro, com a intenção de recuperar tráfego e conversões.

Big Data voltada para Aumentar Conversão

Já o conceito de Big Data pode ser definido como aquele conceito que descreve o imenso volume de dados (estruturados e não estruturados) que são gerados por segundo e impactam profundamente os negócios online. Esses dados podem ser analisados por empresas especializadas e, assim, levarem a novas ideias e insights.  O grande diferencial do Big Data está relacionado ao cruzamento dos dados relevantes para seu segmento que levam a um melhor direcionamento do negócio: ao extrair e combinar os dados, as soluções de Big Data Analytics fornecem informações primordiais para a melhoria do desempenho da empresa.

Quando se trata especificamente de Big Data aplicada ao e-mail retargeting, os principais dados utilizados são os dados do usuário , ou seja, quem é a pessoa que está visitando o site, e os dados do produto ou serviço que está sendo acessado. Ao se cruzar esses dados, é possível tornar as campanhas de retargeting mais segmentadas e assertivas, e, portanto, com mais chances de aumentar conversão.

O ShopTarget une o melhor de dois mundos e associa a análise de Big Data com o conceito de Cookie Pool. Com isso, consegue reimpactar visitantes perdidos de forma eficaz, lembrando-o do produto que esqueceu no carrinho e trazendo-os de volta ao site, ajudando a recuperar a conversão. Vale lembrar que todos os e-mails enviados pela plataforma possuem botão de opt-out, e o cliente pode optar por parar de recebê-los a qualquer momento, sem nenhuma complicação. 

Quer saber mais sobre como o e-mail retargeting pode ajudar a alavancar os seus negócios? Entre em contato com o nosso departamento comercial. 

Grande abraço,