A gamificação é uma estratégia lúdica de engajamento e fidelização que costuma apresentar ótimos resultados em diversas áreas de aplicação. Tornar a diversão o objetivo primário do projeto é sinônimo de gamificar.

Entendido o conceito de gamificação, vamos entender como a sua união com o e-commerce funciona: o conceito de gamificação no e-commerce envolve basicamente a motivação do usuário através de ações, recompensas, programas e mecanismos de jogos que incentivem a competitividade de maneira saudável e divertida.

O diferencial da gamificação é a infinidade de estratégias que podem ser desenvolvidas aliadas a criatividade, inovação e autenticidade — ingredientes-chave para a união progredir.

Engajamento e interação geram bons resultados

Engajamento é sinônimo de aproximação entre sua marca e seu cliente. A gamificação proporciona relacionamentos duradouros que tendem a aumentar taxa de conversão. Quando usuários interagem com sua marca, ela se diferencia e atinge outro patamar na memória do consumidor.

Possibilidade de viralização

É fácil reconhecer quando algo viraliza, os sintomas principais são: alta repercussão, número alto de compartilhamentos e presença em todos os lugares da internet. Quando os usuários se sentem desafiados eles tendem a compartilhar a ideia, desafiar seus amigos e comparar desempenhos. A divulgação de boas ideias tem vida própria e independe de grandes investimentos.

Um case brasileiro de gamificação de sucesso:

Você Aprende Agora – site que oferece curso de idiomas online a preço acessível com vídeos de duração relativamente curtos. A gamificação do projeto permite a criação de um perfil onde é possível acumular pontos e selos especiais além de um ranking que estimula o desempenho contínuo dos alunos. O site fornece certificados que possuem reconhecimento profissional e se tornou um sucesso.

Programa de pontos fidelizam clientes

Usuários motivados estabelecem uma periodicidade de acessos. Quando a gamificação oferece benefícios ou recompensas, o retorno de clientes tende a aumentar muito e sua empresa se torna capaz de fidelizar através do constante acesso guiado pela motivação. Bons exemplos de cases de sucesso relacionados a programa de pontos são os sites de companhias aéreas: Os programas de milhagens deram certo, pois os clientes tem a opção de trocar seus pontos por passagens aéreas gratuitas ou optar pela aquisição produtos ou serviços.

Recomendações e indicações: ofereça algo em troca da boa ação

Já reparou que esta é uma das formas de gamificação que se baseia no marketing do boca a boca? Sempre que um usuário recomendar ou indicar amigos e estes realizarem a compra de seus produtos ou serviços ele poderá ganhar descontos, vantagens, prêmios, status, medalhas… Há inúmeras possibilidades, e todas elas dependem de boas ideias aliadas a bons sistemas para darem certo.

Propósitos inatingíveis prejudicam a imagem de sua marca

Fique atento! Não confunda desafiador com alto grau de dificuldade, lembre-se de que a experiência deve divertir ao invés de gerar frustrações e sentimentos negativos. Quando o cliente e percebe aos poucos que aquela tarefa é inatingível ou então duvidosa, a imagem de sua marca fica prejudicada e sua reputação também, usuários insatisfeitos costumam ser bastante agressivos em redes sociais e canais de comunicação.

O e-commerce carece de estratégias que concentrem ações inusitadas e diferenciadas. Desenvolver uma boa estratégia de gamificação requer acima de tudo boas práticas, vale lembrar que é preciso agir com transparência e honestidade para ganhar credibilidade e conseguir criar o círculo vicioso de acessos.

Você entendeu o que é a gamificação e os benefícios de utilizar estratégias inovadoras e criativas na sua loja virtual? Converse com a gente e diga o que mais gostou, deixe seu comentário!