Vivemos em um mundo extremamente competitivo e as empresas necessitam, cada vez mais, de ferramentas que facilitem todos os seus processos. E um dos setores que têm conseguido incorporar técnicas inovadoras para otimizar o seu trabalho é o de imobiliárias que atuam pela internet.

Foi-se o tempo em que o corretor tinha que estar presente para apresentar o imóvel para o cliente ou mesmo para assinar um contrato de venda ou locação. Tirar possíveis dúvidas também ficou muito mais fácil. Com o uso de tecnologia, isso pode ser feito a quilômetros de distância.

Além disso, ferramentas como o ShopImobi podem proporcionar enormes vantagens, como as notificações push, o e-mail retargeting e os overlay (banners) para estimular conversões inteligentes, que facilitam o trabalho. 

Neste post, daremos destaque a algumas dessas inovações tecnológicas que o setor imobiliário tem incorporado nos últimos tempos e que vêm melhorando significativamente os seus resultados.

Marketing em mídias sociais

O alcance das mídias sociais é tamanho que utilizá-las para fazer o marketing de seu negócio é quase obrigatório, principalmente quando se trata de serviços que, por exigirem um alto investimento, demandam muita pesquisa, como é o caso do setor das imobiliárias online.

É preciso lembrar que, no entanto, as estratégias de marketing nas mídias sociais devem ser planejadas de maneira sábia. A grande questão não está em publicar intensivamente anúncios e mais anúncios, e sim, informações de qualidade, que tenham conteúdo e agreguem valor a seus seguidores. Isso ajuda a construir credibilidade e, é claro, atrair mais clientes. 

Assinaturas eletrônicas

O fechamento de contratos imobiliários costuma ser um processo altamente burocrático, o que pode desmotivar o cliente, sobretudo aquele que tem pressa de se mudar. Também é ruim para a imobiliária, afinal, a longa espera é sinônimo de prejuízo, já que significa mais tempo sem receber o valor do aluguel ou da compra. 

Porém, a tecnologia ajuda a reverter esse problema. Atualmente, já é possível viabilizar um contrato de locação de forma totalmente online, sem a necessidade de papéis, por meio da assinatura eletrônica. Com uma certificação digital, a imobiliária passa a poder assinar documentos eletronicamente, de uma forma muito segura, afinal, o certificado autentica a legitimidade das partes envolvidas. 

Apresentação de apartamentos com realidade virtual

A realidade virtual é uma tecnologia com muito potencial para revolucionar o serviço das imobiliárias online. Com ela, o cliente pode conhecer diversos imóveis que atendam às suas necessidades sem precisar sair de casa, em uma ferramenta de imersão inacreditável! É possível, até mesmo, visitar um imóvel que ainda está na planta. Inclusive, já existem ferramentas que permitem testar diferentes decorações.

A possibilidade de realizar um “tour virtual” pelo imóvel pretendido economiza gastos com deslocamento e ainda poupa o tempo do corretor, melhorando muito a produtividade! 

A realidade virtual é uma aliada para auxiliar no processo de tomada de decisão e ainda pode funcionar como um diferencial. Vale a pena conhecer essa possibilidade!  Além disso, como a tecnologia ainda é uma novidade, a experiência pode fazer parte da estratégia de conquista do vendedor!

Comunicação com os clientes através de apps de mensagens instantâneas

Hoje, o contato com o cliente da imobiliária ou com o prospect pode ser muito mais dinâmico, por meio dos aplicativos de mensagens instantâneas. Muitas vezes, os consumidores preferem usar esse meio de comunicação, pois dessa forma não precisam dar atenção total, como aconteceria com uma ligação, e podem até mesmo optar por responder quando estiverem disponíveis. 

Esses apps são práticos porque, além da troca rápida de mensagens, permitem o envio de imagens, vídeos e links, o que pode ajudar bastante na hora de fornecer mais informações sobre o imóvel para o cliente. 

Produção de conteúdo de qualidade

Não basta que o site da imobiliária seja bonito: para ter um diferencial no mercado, é preciso ter conteúdo também. Publicações em sites e outras plataformas do setor imobiliário precisam ter relevância, caso contrário, não atrairá clientes. O conteúdo oferecido precisa ser informativo e responder às principais dúvidas dos usuários.   

Ser encontrado pelos possíveis clientes também é de fundamental importância. Portanto, o conteúdo da imobiliária deve ser otimizado para SEO a fim de ser indexado mais facilmente pelos sites de busca, como o Google. Assim, seu empreendimento imobiliário poderá ter o sucesso almejado sem enormes esforços.

Reengajamento e recaptura ao alcance de um clique

Ferramentas voltadas especificamente para o setor imobiliário, como o ShopImobi, reúnem diversas funcionalidades para melhorar os resultados.

É possível, por exemplo, contar com o serviço de e-mail retargeting para reimpactar e reengajar o cliente. A tecnologia exclusiva do ShopTarget é capaz de identificar até 35% do tráfego desconhecido do site da imobiliária, mesmo que o cliente não tenha feito login. A partir dessas informações, é possível disparar e-mails personalizados, com ofertas de imóveis, notícias e sugestões interessantes para o cliente.

Também é possível utilizar overlays (banners) interativos como parte da estratégia de reengajamento.  O serviço do ShopConvert permite programar e exibir mensagens de acordo com o padrão de navegação do usuário, para retê-lo no site toda vez que ele passar muito tempo sem atividade, ou que direcionar o mouse para  fechar a tela. 

Além disso, existe a opção de utilizar notificações push direto na tela do smartphone ou no navegador do visitante, com o ShopPush, ou mesmo de exibir alertas de tela interativos para estimular a conversão, com o ShopAlert. Como você pode perceber, são inúmeras funcionalidades para explorar e trazer resultados ainda melhores para a imobiliária. 

Quer saber mais? Então conheça todas as soluções do ShopImobi