Quando se pensa em uma referência no varejo online, o nome Amazon logo vem à mente. Não é à toa: a empresa traz a revolução em seu DNA e, desde seu surgimento, foi responsável por diversas inovações no que diz respeito ao marketing, à tecnologia e ao relacionamento com o consumidor. Nesse artigo, explicamos algumas estratégias que a gigante do e-commerce pode ensinar à sua empresa nessa Black Friday.

1 – A cauda longa aplicada ao SEO

Um dos grandes triunfos da Amazon desde o início foi apostar no princípio da cauda longa, ou seja, a ideia de focar em vender pequenas quantidades de um número grande de produtos, apostando nos nichos e não nas massas. O sucesso da Amazon nessa empreitada mostra que o retorno financeiro pode estar, muitas vezes, em vender menos itens de mais produtos. O que muitas pessoas não sabem é que esse princípio pode ser aplicado, inclusive, na sua estratégia de SEO: em muitas situações, é melhor que o foco de sua empresa esteja em ranquear bem para palavras-chave mais específicas e, assim, ter menos concorrência e maior relevância, do que tentar a todo custo estar bem ranqueado naquelas buscas mais populares e abrangentes. Vale levar isso em conta na hora de planejar a estratégia de otimização.

2 – No mobile, menos é mais

Desnecessário bater na tecla de que, nos dias de hoje, já não dá mais para negligenciar os dispositivos móveis quando se trata de vendas online. E, no que diz respeito ao design responsivo e UX de sites adaptados para mobile, a Amazon tem várias lições a ensinar. Uma delas é que a simplicidade pode ser muito eficaz, portanto, vale apostar em um design minimalista e funcional. Itens como múltiplas colunas e muita informação costumam piorar a navegabilidade em telas menores e podem ser retirados sem problemas , enquanto as opções mais necessárias como busca, carrinho de compras, login e menu devem estar bem visíveis e fáceis de acessar. O mesmo raciocínio vale para ferramentas e plug-ins instalados no site. Vale lembrar que as soluções da Shopback são mobile friendly e funcionam bem em qualquer dispositivo móvel. O ShopPush conta ainda com o benefício de possibilitar o envio de notificações push diretamente no celular do usuário, de maneira rápida, simples e eficiente, como tudo que opera no mobile deve ser.

3 – Recomendações baseadas nos gostos e hábitos de navegação do cliente para Black Friday

A Amazon criou e popularizou o sistema de recomendação de produtos com base nos itens que o cliente visitou ou comprou anteriormente, e isso revolucionou o mercado de e-commerce, pois, a partir daí, possibilitou-se um aumento estratosférico de conversões. E a sua empresa pode seguir o mesmo caminho! Baseado em um algoritmo de recomendação tão sofisticado quanto o da Amazon, o mecanismo de overlay com recomendação do ShopConvert exibe na tela do visitante um pop-up com recomendação de produtos similares aos que ele já havia visitado. O banner pode, inclusive, ser pré-configurado para aparecer após alguns momentos de inatividade, ou até mesmo no instante em que o usuário se prepara para fechar a janela do site. Esta simples solução pode ajudar a aumentar a sua conversão em até 23%, não só durante a Black Friday como demais épocas do ano.

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