Talvez você já tenha se perguntado por que maio especificamente é considerado o mês das noivas, não é? Bem, há várias versões de como essa tradição surgiu. Uma das mais aceitas é de que esse costume surgiu entre as nações do hemisfério norte, onde esse mês do ano é bastante comemorado.

Uma possível explicação para esses festejos é a de que maio, nessa região, é a época em que começa a primavera e, ao longo da história, os elementos dessa estação do ano foram associados ao amor, e mais precisamente, ao amor no casamento. Nesse contexto, foi até natural o mês de maio ser considerado não somente o mês das noivas, mas, também das mães e da figura religiosa de Maria.  

E, claro, como toda e qualquer data comemorativa, esse período pode dar um verdadeiro “boom” nas vendas de seu e-commerce. 

Use o retargeting a seu favor nesse mês das noivas

Como todo negócio virtual que se preze, você precisa ficar atento a alguns detalhes, principalmente se vai focar as suas campanhas de marketing em um determinado nicho, segmento ou período específicos. O que você precisa ter em mente é conseguir se destacar em meio à concorrência.

Uma das ferramentas mais úteis que podem ser usadas para estratégias sazonais de marketing é o e-mail marketing, e também o e-mail retargeting, um serviço disponibilizado pela Shopback que garante ótimos resultados.

Mas no quê esse serviço de e-mail retargeting pode ajudar nas vendas da minha empresa para o mês das noivas?

Através dessa ferramenta, você consegue um canal direto com o cliente, principalmente no que diz respeito ao convencimento. É a recuperação de um carrinho abandonado, por exemplo, ou o informativo de que tal produto teve uma redução de preço. São várias estratégias dentro dessa ferramenta, que tendem a fazer as vendas alavancarem.

Muitas futuras noivas, ao pesquisar por fornecedores de buquês, docinhos, costureiras, serviços de decoração, cerimonialistas ou buffet, entram em vários sites para buscar o melhor custo-benefício e montar suas planilhas de casamento. Afinal, o dia da cerimônia é especial, e a escolha precisa ser muito bem feita! Nesse processo de pesquisa de preços, elas acabam abandonando produtos no carrinho, e é sempre bom enviar um e-mail com um lembrete para finalizar essa compra. Usando o Shoptarget, é possível identificar o tráfego desconhecido com uma precisão incrível! 

Além da recuperação de carrinhos abandonados, também é possível utilizar essa ferramenta para avisar sobre descontos aplicados em algum produto visitado e, assim, estimular a venda, ou até mesmo para sugerir novas opções com base nos items buscados no site. As possibilidades são muitas, e tudo tem a ver com o planejamento estratégico de sua empresa. 

Aproveite também outras estratégias de vendas

Claro, o e-mail retargeting é apenas uma dentre muitas ferramentas a serem utilizadas nesse caso. Outra é você criar conteúdos exclusivos a respeito daquele assunto, tendo como foco aquele público específico. A criação desse conteúdo precisa se dar de diversas formas, caso você realmente queira obter sucesso de vendas.

Além disso, na criação desse conteúdo, você precisa se ater ao tamanho do que está sendo exposto ali, tendo atenção para três elementos básicos: texto, imagem e vídeo.

Se tiver texto, que seja o mais sucinto e direto possível (lembrando que palavras poderosas, que chamem a atenção do usuário, fazem toda a diferença). Se tiver imagem, que seja a mais colorida e chamativa possível. E se tem vídeo, que seja o mais claro e curto que puder ser feito.

E por que isso? Simplesmente porque quem navega pela web, muitas vezes, não tem tempo, e quando visita um site, quer ter todas as informações ali, à vista, logo de cara. Portanto, qualquer campanha feita para o mês das noivas (e, para qualquer outra campanha sazonal – Dia das Mães, dos Pais, da Criança, Natal etc), é preciso ficar atento ao fato de que as campanhas precisam ser simples, chamativas e focadas.

Assim, em maio, enquanto muitas noivas estarão comemorando no altar, você estará comemorando os resultados positivos da sua empresa.