Mesmo com o melhor planejamento do mundo, não há e-commerce que, uma vez na vida, tenha sofrido com o encalhe de estoque. Esse é um problema muito comum, pois nem sempre as previsões se confirmam e, certas vezes, algumas decisões estratégicas duvidosas podem acabar interferindo nas vendas.

Estoque encalhado pode ser um problemão, afinal, só se obtém lucro movimentando mercadorias, e caixas de produtos paradas do depósito não geram dinheiro. Pensando nisso, resolvemos fazer um post com 5 dicas para você se livrar do estoque encalhado em sua loja!

  1. Aposte no senso de urgência das pessoas! Já falamos aqui que esse é um dos principais gatilhos mentais para aumentar a conversão de um e-commerce, e ele pode ser usado também para resolver o problema do estoque parado. Para isso, selecione os produtos que precisam girar e faça promoções por tempo limitado em sua loja. É necessário que os descontos sejam realmente atrativos e que a campanha seja amplamente divulgada: você pode utilizar um banner de tela cheia logo na entrada do site, divulgar por meio de e-mail marketing, ou mesmo utilizar um sistema de notificações push para comunicar ao seu cliente sobre a promoção-relâmpago. Uma dica legal é utilizar um cronômetro no site mostrando o tempo que falta para que a oferta seja finalizada.
     
  2. Monte combos mesclando os produtos encalhados e os itens best-seller da loja, e venda-os por um valor mais atrativo do que comprando separadamente. Uma sugestão interessante para divulgar esses combos e incentivar as vendas é utilizar o e-mail marketing para informar aos clientes que já buscaram os produtos best-seller na loja sobre a nova promoção.
     
  3. Faça uma sessão de “oferta do dia” em sua loja online e, diariamente, ofereça um dos produtos que precisam girar o estoque por um valor promocional. Essa promoção precisa estar bem sinalizada na home do site para incentivar a conversão.
     
  4. Liste os produtos encalhados em sites comparadores de preços, como o Google Shopping ou Buscapé, por exemplo. Isso vai aumentar a exposição desses produtos e, por conseguinte, melhorar as chances de venda.
     
  5. Ofereça frete grátis para os itens que precisam ser “desencalhados” e anuncie isso com um banner overlay no site e em outras mídias, como as mídias sociais ou pelo e-mail marketing. Também pode ser interessante oferecer um brinde exclusivo na compra dos produtos com estoque alto.

Além dessas dicas, pense em implementar uma ferramenta de controle de inventário automático, que permita o acesso às informações sobre o estoque de produtos em tempo real. Isso vai agilizar o processo de tomada de decisões e facilitar o trabalho do gerente de marketing e do setor comercial.

O importante é estar sempre atento às oscilações de estoque e realinhar a estratégia de marketing sempre que algum produto atingir um nível crítico. Controlando bem o cenário, é mais fácil estudar novas campanhas e ações para melhorar as vendas e evitar o encalhe de produtos no estoque.

Quer aprender novas formas de aumentar a conversão em seu e-commerce utilizando o marketing digital? Visite o nosso site e conheça todas as nossas soluções para o seu negócio.