O Planejamento de SEO é, hoje, uma das formas mais efetivas e econômicas de aumentar o tráfego orgânico e ajudar a melhorar as conversões. Mas você sabe exatamente do que se trata essa importante estratégia?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, ou seja, se refere à otimização de sites para aparecer em melhores posições nos mecanismos de busca, especificamente nos resultados orgânicos. Dados divulgados pela Forrester Research apontam que 40% dos usuários de mecanismos de busca acreditam que as empresas que ocupam as primeiras posições na busca do Google são as líderes de seus mercados. Indo mais além, é notório que o primeiro link da busca do Google recebe, sozinho, aproximadamente 17% dos cliques de uma pesquisa. A partir de dados como esses, podemos compreender a necessidade cada vez mais emergente de ter um site bem posicionado.

Otimizar um site para melhorar o ranqueamento é um procedimento complexo, porque há, hoje, mais de 200 fatores utilizados pelos principais buscadores, e nem todos eles são de conhecimento público. O processo de SEO engloba fatores on-page e off-page. Os primeiros se tratam daqueles fatores internos relacionados à estrutura do site e ao conteúdo, enquanto os segundos são aqueles fatores externos, ligados à reputação do site.

É necessário estar atento a esses diferentes tipos de abordagem na hora de otimizar uma página para que se obtenha melhores resultados. Além disso, os algoritmos usados pelos mecanismos de pesquisa mudam com frequência, o que obriga o profissional da área a estar em constante atualização para conseguir acompanhar as mudanças.

A importância do Planejamento de SEO

Além de bastante eficaz, o SEO costuma ser também uma estratégia relativamente barata, visto que minimiza a necessidade de investimentos massivos em mídia externa. Um bom trabalho de SEO mostra resultado orgânica e gradativamente. É, portanto, uma tática de médio a longo prazo que pode fazer toda a diferença em suas métricas e, sobretudo, nos seus resultados.

No entanto, para que o sucesso seja alcançado e o trabalho seja bem executado, é primordial que o planejamento esteja alinhado aos objetivos da empresa. Para ajudar na árdua tarefa de montar um planejamento de SEO que realmente funciona, desenvolvemos um e-book inteirinho com dicas de SEO focadas em aumento de conversão. Nele, apresentamos, de forma acessível e didática, as melhores maneiras de realizar o trabalho de otimização, desde a etapa do planejamento estratégico até a execução.

De bônus, incluímos um framework explicativo e funcional com o passo-a-passo a ser seguido na hora de planejar a estratégia de SEO. São dicas validadas por especialistas na área, que com certeza vão fazer a diferença nos resultados do seu site.

Quer ter acesso a essas dicas de SEO totalmente gratuitas, aprender a otimizar seu site para os principais mecanismos de busca e alavancar o tráfego orgânico, consequentemente aumentando a taxa de conversão? Então clique aqui para fazer o download do mais novo e-book que preparamos para você!

Depois que terminar de ler, não se esqueça de dar um feedback para a gente! E aguarde as próximas novidades. 😉