Em 2017, estreou nos cinemas Blade Runner 2049, a esperada continuação do famoso clássico da ficção científica, Blade Runner – O Caçador de androides, de 1982. A superprodução foi extremamente elogiada pela crítica, tendo inclusive ganhado um Oscar de efeitos visuais. Merecido, haja vista o esplendor do filme, que recria a mesma atmosfera do filme de 82, mas com um toque de modernidade.

O universo de Blade Runner é povoado por androides, seres humanoides criados artificialmente, capazes de copiar à perfeição a inteligência humana. Tanto que acabam por se tornarem uma ameaça à humanidade, e passam a ser perseguidos.

E o que Blade Runner tem a ver com marketing digital? Tudo! Pode parecer incrível, mas a verdade é que muitas das “previsões” sobre inteligência artificial de Blade Runner já estão se realizando no mundo real, como a “substituição” de certas funções da mão-de-obra humana por robôs, computadores inteligentes que conseguem prever e executar ações repetitivas e a chamada “internet das coisas”, tecnologia que permite a interação das pessoas com objetos conectados à internet.

Outras tecnologias presentes em Blade Runner também já são nossas amigas íntimas, como o comando de voz (lembre-se da Siri, do software Alexa e até mesmo do “OK, Google! “ que você diz para o seu celular quando deseja fazer uma busca), as lâmpadas automáticas, equipadas com sensores de movimento, e o reconhecimento biométrico, seja por digital ou íris.

Um dos desdobramentos mais importantes da inteligência artificial, e que tem tudo a ver com a temática dos androides, é o machine learning, tecnologia que permite que as máquinas assimilem e reproduzam certos comportamentos. É o machine learning que permite, por exemplo, a automação de marketing. Em outras palavras, é graças a essa tecnologia que, hoje, já é possível automatizar e tornar contínuas as ações de marketing, economizando recursos, tempo e energia da empresa, e melhorando a produtividade.

As soluções de marketing digital da Shopback também se baseiam em conceitos como inteligência artificial, automação de processos e de marketing, Cookie Pool e Big Data para fornecer serviços exclusivos, tais como o e-mail retargeting, as notificações push, os banners overlay e muito mais. Nossos algoritmos inovadores permitem identificar e reimpactar o público por meio de mensagens segmentadas e direcionadas para cada tipo de público. Todas as soluções Shopback são totalmente automáticas e permitem uma comunicação direta e personalizada com os clientes, a fim de aumentar as conversões e melhorar o relacionamento.

A inteligência artificial podia até soar como um devaneio 36 anos atrás, na época em que o primeiro Blade Runner foi lançado, mas, hoje, ela extrapolou o universo da ficção científica e invadiu o mundo do marketing. Automatizar processos com o uso da inteligência artificial já é algo acessível, simples, e extremamente útil para otimizar os seus negócios.

Quer saber mais sobre nossas soluções para automatizar os processos de comunicação e marketing de seu site? Visite o nosso site e conheça todos os nossos serviços!