Uma das principais prerrogativas do ser humano é se sentir acolhido e valorizado. Essa necessidade universal extrapola as barreiras das relações sociais e invade o campo do relacionamento entre marcas e pessoas. O consumidor atual é exigente e faz questão não só de produtos e serviços pensados especialmente para atender a suas demandas, mas também de um atendimento condizente com essa personalização. Quando a marca consegue atingir esse objetivo, galga uma posição na corrida rumo à fidelização do cliente. Por esse motivo, o e-mail marketing humanizado é tão importante na atualidade. 

Hoje, já não é mais viável para uma empresa tratar o seu público como uma massa disforme mas, ao contrário, cuidar de cada cliente de uma forma dedicada e especial. Esses são os princípios do marketing humanizado, que se estende, logicamente, para uma das mais eficazes armas da publicidade digital: o e-mail marketing.

O e-mail marketing humanizado e seu potencial de aumentar a conversão

Quando falamos aqui no blog sobre o poder das ferramentas de e-mail retargeting, como o ShopTarget, explicamos que a força das melhores campanhas de e-mail marketing reside no fato de os e-mails, atualmente, estarem cada vez mais humanizados e personalizados, atingindo em cheio o cliente, aumentando o apelo e ajudando a melhorar a aderência e, consequentemente, a conversão. Mas você sabe o que vem a ser exatamente um e-mail humanizado? Esse é o tema desse artigo, que pretende esclarecer todas as dúvidas sobre essa tendência do marketing.

O conceito de e-mail marketing humanizado se refere a uma abordagem de comunicação dirigida via e-mail que é passível de personalizações de vários tipos. Uma das formas de se personalizar a mensagem é utilizar o primeiro nome do destinatário no header e até mesmo no assunto do e-mail. Por falar em assunto, ele também deve ser relevante para o perfil que se deseja alcançar.

Outra possibilidade de segmentar e humanizar o relacionamento com seu cliente por e-mail é oferecer para ele produtos, serviços ou informações que tenham a ver com suas preferências de compra, com os últimos produtos visitados em seu site, suas pesquisas recentes nos buscadores e seu histórico de navegação. Esses dados são capturados por cookies e levam em consideração a navegação e a interação desse cliente na internet, garantindo que o conteúdo certo chegará à pessoa certa. Ou seja, basicamente, falar em e-mails humanizados é falar sobre interações interpessoais que aumentem a afinidade do usuário com a empresa.  

O ShopTarget, inovadora plataforma de e-mail retargeting desenvolvida pela Shopback, utiliza amplamente esse conceito em seus serviços. Todos os e-mails enviados pela ferramenta se baseiam no comportamento de navegação e de consumo do cliente ou prospect, e é a isso que se atribui o seu sucesso em aumentar o tráfego e as conversões. Para que tal façanha seja possível, é fundamental conhecer e compreender profundamente o perfil do cliente e tratá-lo como se fosse o único, deixando isso bem claro em todas as mensagens enviadas à sua caixa de entrada. Dessa forma, você ganha consumidores fiéis e ainda ganha um diferencial no mercado, afinal, hoje já não basta atender bem o cliente: é preciso construir com ele um relacionamento excepcional para ser lembrado e respeitado em seu segmento.

Agora que você já entendeu o conceito de e-mail marketing humanizado, que tal saber um pouco mais sobre os benefícios de nossa ferramenta de retargeting? Visite nosso site e saiba como usar o ShopTarget para conquistar muito mais clientes!