Vender é um processo importante e delicado. Não se trata apenas de repassar algo para outra pessoa em troca de dinheiro. Vários fatores estão envolvidos nesse processo, desde o planejamento de marketing até o pós-venda, quando todos os esforços devem ser feitos visando à fidelização do cliente. É por isso que, neste post, vamos falar sobre a importância de otimizar a jornada de compra do consumidor, promovendo um aumento na taxa de conversão. 

O que é a jornada de compra?

Para entender melhor esse conceito, você precisa ter em mente que o modo como os consumidores escolhem os produtos e serviços que consomem vem mudando no decorrer dos anos. O público está cada vez mais criterioso e não basta mais oferecer o mínimo para fechar um negócio: é preciso realmente fazer a diferença na vida dos clientes. Nesse aspecto, é preciso compreender em qual posição do funil de vendas cada lead está.

Ao ter esse conhecimento em mãos, você pode melhorar a oferta para o seu cliente e, assim, aumentar as chances reais de conversão. É como se você estivesse em um constante monitoramento de seu público, e pudesse antever as suas dificuldades e dilemas, solucionando os problemas antes mesmo que acontecessem.

É preciso ter em mente que a jornada de compra compreende quatro alicerces básicos: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e, por fim, decisão de compra.

Otimizando os alicerces da jornada de compra

Agora que você já tem uma ideia do que se trata esse processo, o próximo passo é otimizar cada uma das principais etapas da jornada de compra, começando pela fase de aprendizado e descoberta.

Nesse primeiro momento, o cliente ainda não entende que tem um problema. A questão é que ele tem, e é seu produto ou serviço o responsável por solucioná-lo! Nessa etapa, tente produzir conteúdos introdutórios, que agucem a curiosidade do cliente, mas sem ser tão incisivo. O conteúdo precisa gerar curiosidade e interesse, e responder às dúvidas iniciais do cliente, bem como guiá-lo pelas etapas seguintes. 

É então que partimos para a segunda fase da jornada de compra: o reconhecimento do problema. O cliente, nesse momento, reconhece uma dificuldade e sente um desconforto. É quando você deve entender a fundo quais são os problemas dele, e mostrar em posts blog ou redes sociais, como solucioná-los. Empolgado pelo fato de ter encontrado algo que lhe seja realmente útil, o cliente continuará a jornada de compra.

É por isso que é importante fazer pesquisas periódicas com o seu público, identificando quais são suas necessidades e desejos, e quais são as motivações que podem ser usadas para solucionar seus dilemas. 

Chegando na terceira etapa do processo dessa jornada, temos a consideração da solução. Aqui, o cliente já compreende bem o problema que precisa sanar, e está em busca de soluções viáveis para isso. Chegou a hora de mostrar o que você tem a oferecer e quais são as suas vantagens em comparação com outras empresas no mercado.

Tente mostrar ao cliente seu diferencial perante a concorrência e procure oferecer, sempre que possível, soluções variadas. A otimização, nesse momento, se dá quando você sabe com quem está negociando e o que ele realmente procura. Portanto, use uma linguagem adequada para cada cliente e meios de comunicação que possam facilitar essa interação. Seja atrativo e persuasivo para não deixar o cliente “escapar”.

Por fim, temos a decisão da compra, quando o cliente, ao considerar as soluções disponíveis, finalmente escolhe a sua empresa para resolver seu problema e efetivamente fecha o negócio. Aproveite para mostrar depoimentos positivos de clientes que já compraram seus produtos para servir de incentivo. 

Vale lembrar que a ​Linx Impulse Suite conta com soluções especiais para todas as etapas da jornada de compra, desde a prospecção e da atração de tráfego para o site até o reengajamento do público. As tecnologias inovadoras que compõem a suíte coletam, mensuram e analisam o perfil e os dados de comportamento e navegação de milhões de usuários, contribuindo para oferecer uma experiência mais marcante e ajudando a tornar os clientes fiéis à marca.

Conclusão

Sabendo usar as estratégias certas, é possível converter muito mais. Seja meticuloso na hora de colher informações pertinentes sobre o seu público, saiba como lidar com cada consumidor em sua especificidade e necessidade, e veja a mágica do aumento das vendas acontecer! Com isso, qualquer jornada terá mais chances de ter um final feliz.