Os overlays são aquelas janelinhas que aparecem no site quando o usuário está se aproximando do botão de fechar do navegador e então eles aparecem justamente com o objetivo de convencer os usuários a ficarem um pouco mais naquela página ou recomendam um caminho diferente que ajude o cliente em potencial a continuar no seu site. A ideia aqui é fazer a retenção do usuário que estaria abandonando a sua página. Essa ação tática não ajuda somente a evitar a taxa de rejeição maior, mas ajuda a criar um relacionamento melhor com o seu cliente. Muitas vezes, os usuários abandonam a página ou desistem de navegar por não entenderem muito bem o produto ou simplesmente por não terem recebido uma oferta especial. O famoso descontinho que todo consumidor gosta!

Vamos explicar os overlays com um exemplo:

Quando você visita uma loja física e pede mais informações do produto, o vendedor não só explica melhor o produto como normalmente oferece um desconto no produto escolhido o que ajuda você a decidir pela compra. O Overlay possui entre outros esse papel de ser “o desconto”, mas não apenas o desconto. Ele pode também servir para gerar leads para a sua base de dados ou até mesmo conectar seus usuários com seus canais nas redes sociais.

Os Overlays ajudam com um incremento médio de 23% na sua taxa de conversão. Analisamos mais de 400 atributos por segundo de forma a entender totalmente a “linguagem-corporal digital” dos seus usuários prevendo e reagindo ao seu próximo passo. Trabalhamos com a tecnologia de identificação de intenção de abandono e identificamos o padrão de navegação do mouse.  

Integrando campanhas de facebook ads como os Overlays:

As campanhas de facebook ads ajudam a gerar um tráfego muito qualificado para o seu site, mas integradas com os overlays podem ser mais eficientes ainda na geração de conversão. Do que adianta ter umas 50 pessoas na sua loja física se elas não compram? Na loja virtual é assim também. Não adianta ter visitantes se eles não se tornam compradores e esse é o principal objetivo do overlay. Ajudar a reter, reengajar e converter clientes na sua loja virtual.

Dentre as várias opções de overlays, você pode usar vitrines de recomendação, social overlays, alertas de tela, indicadores de estoque ou overlay de pesquisa.

No nosso site você consegue visualizar diversos exemplos de overlays que ajudam a sua loja virtual a manter seus usuários com foco no que realmente os levaram a acessar o seu site, comprar um produto. 

Essa é apenas mais uma dica importante que você pode e deve usar em sua loja virtual, caso ainda não esteja executando para aumentar suas vendas. Em breve novas dicas …

Grande abraço,
ShopBack Marketing Team