Há quem diga que a estratégia de marketing via SMS já perdeu espaço e não é mais capaz de trazer resultados interessantes para as empresas que as adotam. No entanto, não é bem assim que funciona: essa estratégia ainda tem relevância e pode trazer resultados se você souber como utilizá-la. Nesse post, você vai saber de tudo sobre a performance, o potencial de conversão e a aceitação do SMS como estratégia de marketing digital. 

Afinal, SMS ainda vale a pena?

Sim, ainda vale a pena investir no SMS marketing. A principal razão para isso é simples: o mobile está mais em alta do que nunca, o tráfego por dispositivos móveis já ultrapassou o tráfego via desktop há algum tempo e, assim sendo, impactar usuários por mensagens de texto diretamente em seu celular pode trazer resultados muito significativos. 

Mas não é só por isso que o Marketing por SMS ainda funciona. Entre os usuários mais velhos, acima dos 55 anos, a comunicação via mensagens de texto é mais efetiva do que via mídias sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas. Além disso, o SMS não precisa de conexão 4G, o que, num país como o Brasil, em que muitas pessoas utilizam franquias pré-pagas e limitadas em seus telefones, é uma grande vantagem. Ou seja, dependendo do público, se comunicar com ele via SMS pode ser mais eficaz do que pelo WhatsApp, por exemplo.

Em geral, o SMS propicia um relacionamento mais estreito e pode ser utilizado até mesmo para complementar outras estratégias, como a de e-mail marketing

Algumas vantagens do SMS 

Trabalhar com SMS traz algumas vantagens, como por exemplo:

– Proporcionam um engajamento imediato: 90% das mensagens de texto são lidas em 3 segundos. Portanto, se você quer fazer uma campanha por tempo limitado ou enviar um lembrete para que o cliente faça algo, por exemplo, pode ser uma alternativa válida. 

– Permite conteúdo versátil: o SMS pode ser personalizado facilmente de acordo com o destinatário, do mesmo jeito que você faz com campanhas de e-mail ou notificações push.

– É barato: quando você precisa de um engajamento rápido e não tem uma verba alta, pode ser uma boa utilizar essa estratégia. Também é válido para pequenos negócios, por exemplo. 

– É mensurável: hoje, já existem serviços que oferecem o SMS marketing e permitem a mensuração e a análise das campanhas. 

A aceitação do público 

Segundo dados da Marketing Cloud, mais de 90% dos usuários que fazem opt-in para receber mensagens de texto de empresas dizem achar as mensagens úteis e/ou relevantes, e 70% declaram que o SMS é um bom jeito de despertar a atenção. Quer mais dados? Pois bem, saiba que 77% dos consumidores costumam ter uma impressão mais positiva das empresas que oferecem o SMS como um canal de comunicação.

Mas atenção, nada de comprar listas de números de telefone e fazer SPAM! É preciso oferecer as opções de opt-in e opt-out aos usuários; é um trabalho de captura e nutrição de leads como qualquer outra. 

Conversão do SMS: em que conteúdos apostar? 

Em geral, conteúdos que performam bem no SMS são aqueles que envolvam algum tipo de verificação ou confirmação, e os que estejam relacionados a ofertas por tempo limitado, como o oferecimento de um cupom de desconto, promoções-relâmpago ou mesmo campanhas baseadas em geolocalização.

Também é uma ótima ideia utilizar essa estratégia para fazer atendimento e apoio ao cliente, como, por exemplo, reconfigurar uma senha, tirar dúvidas rápidas, ajudar a realizar um pedido, alterar algum dado de envio… 

Mas você pode usar o SMS também para vender. Segundo os dados mais recentes, mais de 60% das pessoas que recebem SMS realizam uma compra. Em caso de lojas físicas, por exemplo, é uma boa estratégia comunicar clientes sobre o lançamento de novas coleções, o evento de inauguração de uma franquia, o início de uma liquidação, entre outras.

Para sites, também é possível utilizar o SMS para anunciar produtos ou serviços, promoções, novas campanhas etc. Outra possibilidade é utilizar o SMS marketing para fazer reengajamento de clientes. Tudo depende de que objetivo sua empresa pretende atingir.

Em geral, o SMS é muito bom para mensagens diretas, sucintas e com um call-to-action objetivo e, em geral, tem melhores resultados quando combinado com outras estratégias de marketing digital. 

O SMS costuma ser mal utilizado no Brasil, e isso causa a falsa sensação de que ele não funciona. Porém, trata-se de um canal que fornece um acesso direto ao seu público, apresenta alto engajamento e um bom CTR e, sabendo usar direitinho, pode ser uma ótima aposta para o seu negócio.