O e-mail marketing continua sendo uma importante ferramenta em uma boa estratégia de marketing digital. No entanto, é preciso prestar atenção a certas práticas para que ele se mostre 100% eficaz, afinal, não é novidade que uma campanha enviada de forma incorreta pode resultar num grande fracasso ou, no mínimo, não trazer o retorno esperado.

Nesse post, você vai encontrar algumas técnicas para melhorar a performance do seu e-mail marketing e vender muito mais.

Atenção ao assunto dos e-mails!

O assunto do e-mail é o principal cartão de visita, e se ele não for interessante o suficiente, o destinatário provavelmente vai deletar sem ler. Portanto, você precisa investir uns minutinhos a mais pensando em assuntos instigantes e apelativos, que atraiam a atenção do seu lead e façam com que ele queira clicar para saber mais. Ah! Assuntos muito longos também são um tiro no pé. Nesse caso, menos costuma ser mais.

Utilize bases segmentadas

Seu público não é homogêneo. Cada cliente tem interesses diferentes e está em uma etapa diferente da jornada de compra. Portanto, não tem nada a ver mandar a mesma mensagem para todo mundo. Aposte nas bases segmentadas e direcione conteúdos distintos para cada uma delas, assim, a mensagem se torna muito mais relevante e, por conseguinte, tem mais chances de resultar em conversão.

Aposte num tom pessoal

É importantíssimo mostrar ao seu cliente que o e-mail que você envia para ele contém um conteúdo útil e relevante, pensado especialmente para ele. Por isso, chame-o pelo primeiro nome e utilize um tom mais humanizado no seu texto.

Tenha um remetente

O campo “de” do seu e-mail marketing pode ter um impacto significativo na taxa de abertura. Ao invés de utilizar um remetente genérico, opte por informar o remente em suas mensagens, seja utilizando o nome da empresa ou, melhor ainda, assine com o nome de algum colaborador. Isso trará muito mais credibilidade.

Não use somente imagens

Vários serviços de e-mail bloqueiam as imagens das mensagens por segurança e, além disso, pessoas que abrem o e-mail pelo celular podem ter dificuldade de carregar seu e-mail caso ele seja composto apenas de imagens. Por isso, o melhor a se fazer é transmitir o máximo possível da mensagem através de texto, usando linguagem HTML.

Aposte em conteúdo de verdade

Nada de se preocupar apenas em vender! Para construir um relacionamento de verdade com seu cliente, envie conteúdos relevantes para ele, conquiste sua confiança e admiração antes de oferecer seu produto ou serviço.

Tenha um objetivo e um call-to-action claros

Seu e-mail precisa ter um objetivo específico, e ele precisa ficar claro para o destinatário. Portanto, ao invés de utilizar vários links e chamadas e correr o risco de dispersar a atenção de quem está lendo, foque em um link com call-to-action apelativo e faça um texto preciso, incitando o lead a executar a ação desejada.

Cuidado com as imagens utilizadas e a arte do e-mail

Seus e-mails precisam ter uma identidade visual bacana e, de preferência, seguir um padrão. Isso ajuda a fortalecer sua marca. Por isso, nada de utilizar fotos em baixa resolução, protegidas por direitos autorais ou imagens que não tenham nada a ver com o seu negócio. Não se esqueça de que as imagens têm um forte apelo, e que isso também ajuda no sucesso da campanha.

Cuidado com a frequência

A quantidade de e-mails enviados tem que estar alinhada com o segmento e os objetivos de seu negócio, e também com a expectativa do usuário. Lotar a caixa de entrada dos destinatários nunca é bacana, mas, por outro lado, enviar poucos e-mails pode fazer com que eles “se esqueçam” de você. Uma dica: no momento do opt-in, você pode oferecer a opção do lead escolher com que frequência deseja receber e-mails. Sucesso garantido!

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