Oportunidade. Essa é a palavra-chave que deve motivar qualquer empreendimento. E quer oportunidade melhor do que aproveitar certos períodos, como as férias de meio do ano, por exemplo? A vantagem é que o mercado é variado, e compreende muitos setores, desde turismo, até a hotelaria.

O que é preciso para aproveitar esse momento do ano e aumentar o faturamento do seu negócio? A seguir, confira algumas dicas.

Monte um “calendário” próprio

Tudo tem a ver com planejamento. No caso de datas sazonais, o ideal é se preparar com bastante antecedência. E para que o resultado seja positivo, uma das melhores táticas é montar um calendário das datas em que você pretende atuar com mais força.

As ações de marketing que têm mais impacto no público são justamente aquelas minuciosamente elaboradas meses antes da data em questão. Isso possibilita você avaliar os prós e contras, os benefícios e os riscos, quanto você precisará desembolsar, qual será o tom da campanha, e por aí vai.

E por falar em tom da campanha, é importante que você se atenha a datas que tenham a ver com o nicho dos seus negócios. Afinal, é ilógico, por exemplo, você fazer cosméticos e produtos de beleza, e se focar, digamos, no Dia das Crianças. 

Não é preciso nem dizer que é imprescindível conhecer bem o seu público-alvo e o nicho ao qual ele pertence, não é mesmo? Assim, você será exatamente o que fazer, como fazer e onde fazer.

Use ferramentas de marketing para aumentar a conversão

Hoje em dia existem ferramentas bastante eficazes quando o assunto é marketing digital. Um bom exemplo disso é o serviço de notificações ShopPush, oferecido pela Shopback. Como ele, você pode usar essas notificações para, por exemplo, informar o seu cliente sobre alguma promoção relâmpago em linhas aéreas, passagens com desconto etc.

Outra ferramenta que pode auxiliar bastante nas suas campanhas é o ShopConvert, que, como o próprio nome sugere, visa à conversão de clientes através de um banner overlay exibido na tela. Com ele, você pode mostrando alertas de tela com informações como: X pessoas pesquisaram esse destino nas últimas horas, X pessoas compraram tal passagem, restam apenas 5 assentos em um determinado voo ou ônibus, para gerar um senso de urgência e promover a conversão. 

Seja criativo nas campanhas

Sabendo qual público você quer atingir em datas pré-determinadas, e dispondo das melhores ferramentas possíveis, que tal deixar a criatividade aflorar, e pensar em estratégias bacanas para atrair a atenção dos seus clientes? 

Você pode, por exemplo, produzir conteúdo específico para essas datas, que tenham a ver com o segmento em que a empresa atua. Se você atua com viagens, por exemplo, pode fazer um link que fale sobre os melhores destinos para viajar na alta temporada, dicas para economizar na hora de planejar uma viagem, ou mesmo dicas rápidas de como fazer as malas, e outros conteúdos desse tipo. Também é legal abordar tendências em alta, que tenham a ver com o seu público, para aumentar o engajamento e refletir na conversão. 

Se aproxime mais do seu cliente

Você provavelmente tem uma base de e-mails de clientes, certo? Use o pretexto das datas comemorativas para manter contato com eles, mas lembre-se: não é necessário fazer uma propaganda direta do produto.

A comunicação aqui precisa ser a mais informal possível. Como estamos falando de férias de meio do ano neste artigo, que tal dar dicas descompromissadas de viagens, pontos turísticos, e por aí vai? Você pode, inclusive, utilizar as notificações push para isso! 

Portanto, não deixe esse período de férias passar em branco. Seja o “guia turístico”, o “orientador”, o “conselheiro” de seus clientes. “Viaje” junto com eles, se for preciso. “Aproveite” as estadias ao lado deles. E, evidentemente, fature bastante com isso. Acesse a Shopback e saiba mais sobre ferramentas de marketing digital que podem fazer toda a diferença para o seu negócio.