Uma coisa não podemos negar: o rol de estratégias para atender bem um cliente em um e-commerce é alto, e você pode escolher quais suprem melhor as suas necessidades. Uma delas é a automação no atendimento, que nada mais é do que a criação de um sistema que controla processos repetitivos e burocráticos relacionados a essa função, sem a necessidade de interferência humana. 

Cada vez mais os e-commerces estão buscando formas de automatizar as suas atividades secundárias, assim, as equipes e os gestores podem focar no core business especificamente. O atendimento ao cliente não foge a essa regra, e modernizar esse processo pode trazer diversos benefícios.

O atendimento é uma parte fundamental da experiência do consumidor, e focar em sua excelência ajuda a fidelizar o cliente e a construir um relacionamento duradouro com ele. Segundo pesquisas feitas pela Microsoft, já existe uma demanda dos consumidores brasileiros por ser atendidos por canais automáticos: 92% deles já usaram um mecanismo de busca para encontrar respostas para perguntas relacionadas a atendimento, 93% já utilizaram um portal de autosserviço para serem atendidos, 98% esperam que as empresas tenham uma central de autoatendimento online93% já encontraram a informação que buscam por esses meios. 

Neste post, vamos listar alguns dos motivos pelos quais você precisa, urgentemente, começar a usar a automação para otimizar o atendimento ao cliente

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens de aderir à automação do atendimento, pois a adoção de um sistema integrado e padronizado possibilita que a empresa tenha uma visão geral dos processos, viabiliza a otimização do trabalho e diminui a necessidade de lançar mão de recursos arcaicos e burocráticos, tais como papeladas desnecessárias, arquivos, entre outros. 

Além disso, a automação também permite identificar mais facilmente os procedimentos que não trazem retorno e podem ser descartados, diminuindo desperdícios. 

O que podemos concluir com isso é que, a partir do momento em que você automatiza os processos de seu negócio online, menos custos você vai ter a curto, médio e longo prazo, pois não será necessário “reservar” parte da equipe somente para cumprir tal demanda. Com sistemas automatizados, você reduz despesas operacionais e otimiza o seu trabalho, tornando-o mais dinâmico.

Mais agilidade

A automação no atendimento é uma peça-chave para agilizar os processos e ajudar as equipes a cumprir seus objetivos e metas, e atender às reclamações e solicitações dos clientes de forma mais rápida.

Realizar as tarefas dentro do prazo não só aumenta a produtividade e a lucratividade, mas ajuda também a melhorar a credibilidade da empresa, por consequência, aumentando a conversão

Modernização dos processos

Um processo arcaico e burocrático é um verdadeiro atraso para o seu empreendimento. Apostar na automação confere mais agilidade e fluidez aos processos, o que facilita não só a sua vida, como também a do seu cliente. 

Modernizar-se é também se adequar às necessidades do consumidor, fazendo com que sua empresa fique mais próxima a eles e possa entender melhor as suas demandas. Isso acaba dando mais credibilidade ao seu negócio e, é claro, ajuda na fidelização. 

Reincidência de problemas reduzida

A automação também possibilita ter acesso irrestrito e centralizado a relatórios detalhados dos atendimentos prestados aos clientes, e assim é muito mais fácil identificar e corrigir os problemas, evitando que se repitam. 

Errando menos, você e a sua equipe podem fornecer um atendimento com melhor qualidade para os seus clientes e, como consequência, aumentar as vendas. 

Auxílio no pós-atendimento

Obviamente que você já deve saber que um bom atendimento não termina no fechamento do negócio, mas engloba também o pós-venda. Deixar o seu atendimento automatizado é uma forma bastante eficaz de prestar um pós-atendimento de qualidade.

Como? Organizando dados do cliente, como, por exemplo, aniversários, datas de vencimento de um produto ou até mesmo a renovação de um serviço ou assinatura. 

Aumento da produtividade

A automação dos processos também significa uma produtividade maior, uma vez que sua equipe vai poder focar no que é realmente essencial, e terceirizar aquilo que é meramente burocrático e recorrente. Isso faz com que os funcionários humanos sejam mais eficientes e consigam resolver os problemas mais graves, que não podem ser atendidos pelas máquinas, com muito mais qualidade. 

Com a automação do atendimento, a equipe passa a ter tempo suficiente para planejar estratégias mais eficazes visando à excelência. Isso só é possível quando há ferramentas que otimizam as operações e fornecem relatórios detalhados e inteligentes para melhorar a análise dos cenários e a identificação dos fatores que precisam ser revistos e melhorados.

Visão integrada do cenário

Com a automação dos processos, há como analisar demandas diferenciadas para clientes diferenciados, e, com isso, atender a todos perfeitamente. Essa visão ampla do processo graças à automação possibilita analisar pendências, pontos críticos e reincidências com mais facilidade.

Dessa forma, você consegue não só agilizar a resolução dos problemas e solicitações dos consumidores, mas também alcançar uma melhoria constante desse atendimento.

Svocê deseja melhorar a satisfação dos seus clientes e aumentar a produtividade e reduzir despesas,  é bom começar a considerar a adoção da automação no atendimento em sua empresa o quanto antes! E se você já adotou-a em seu negócio, conta para a gente como foi a experiência!